Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

E-LEARNING, ESPAÇO DE INTERAÇÃO PROFESSOR-TUTOR E ALUNO PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132126
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4305
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "E-LEARNING, ESPAÇO DE INTERAÇÃO PROFESSOR-TUTOR E ALUNO PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA"
    "resumo" => "Os principais achados revelam que o trabalho do Professor-tutor é fundamental para orientação e desenvolvimento de habilidades inerentes à aprendizagem online dentro da plataforma e-learning, é nesta perspectiva que se desenvolve a criação de experiências e aprendizagens autogeridas e autodirigida dos educandos. O professor-tutor planeja, acompanha, orienta, dar feedback construtivo, imediato e personalizado, ajuda o aluno a sentir-se mais de perto, motivando-o para dar continuidade ao curso. A integração das tecnologias emergentes com o moodle, as plataformas digitais, como a e-learning, e diferentes ferramentas é propício para a modalidade da educação a distância assim, tornar-se um campo ágil e flexível em evolução para entender as necessidades da educação moderna. Este estudo versa sobre uma revisão de literatura de caráter exploratório de natureza qualitativa, o objetivo deste trabalho é conhecer o E-learning e operacionalizar diferentes funcionalidades e ferramentas de feedback e monitoramento dos estudantes neste ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos tais como: analisar e conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e-learning, para desenvolver aprendizagem autogerida, autodirigida e avaliar o papel do professor-tutor como mediação da aprendizagem online no e-learning. Para promover o exercício da interatividade e da colaboração o professor-tutor tem o papel de facilitador, orientador e mentor da aprendizagem. Por fim, foi possível constatar que a modalidade e-learning se torna um campo fecundo para a inovação educacional e a comunidade da pesquisa. Esta é uma etapa muito importante para a evolução dos momentos teórico e prático, caracterizando sua importância para o desenvolvimento e acompanhamento dos métodos de ensino e aprendizagem no meio virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID977_TB4305_07052025230007.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOMAR DA COSTA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "GIOMAR"
    "autor_email" => "gcb@estudantes.ufpb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132126
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4305
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "E-LEARNING, ESPAÇO DE INTERAÇÃO PROFESSOR-TUTOR E ALUNO PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA"
    "resumo" => "Os principais achados revelam que o trabalho do Professor-tutor é fundamental para orientação e desenvolvimento de habilidades inerentes à aprendizagem online dentro da plataforma e-learning, é nesta perspectiva que se desenvolve a criação de experiências e aprendizagens autogeridas e autodirigida dos educandos. O professor-tutor planeja, acompanha, orienta, dar feedback construtivo, imediato e personalizado, ajuda o aluno a sentir-se mais de perto, motivando-o para dar continuidade ao curso. A integração das tecnologias emergentes com o moodle, as plataformas digitais, como a e-learning, e diferentes ferramentas é propício para a modalidade da educação a distância assim, tornar-se um campo ágil e flexível em evolução para entender as necessidades da educação moderna. Este estudo versa sobre uma revisão de literatura de caráter exploratório de natureza qualitativa, o objetivo deste trabalho é conhecer o E-learning e operacionalizar diferentes funcionalidades e ferramentas de feedback e monitoramento dos estudantes neste ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos tais como: analisar e conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e-learning, para desenvolver aprendizagem autogerida, autodirigida e avaliar o papel do professor-tutor como mediação da aprendizagem online no e-learning. Para promover o exercício da interatividade e da colaboração o professor-tutor tem o papel de facilitador, orientador e mentor da aprendizagem. Por fim, foi possível constatar que a modalidade e-learning se torna um campo fecundo para a inovação educacional e a comunidade da pesquisa. Esta é uma etapa muito importante para a evolução dos momentos teórico e prático, caracterizando sua importância para o desenvolvimento e acompanhamento dos métodos de ensino e aprendizagem no meio virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID977_TB4305_07052025230007.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOMAR DA COSTA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "GIOMAR"
    "autor_email" => "gcb@estudantes.ufpb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os principais achados revelam que o trabalho do Professor-tutor é fundamental para orientação e desenvolvimento de habilidades inerentes à aprendizagem online dentro da plataforma e-learning, é nesta perspectiva que se desenvolve a criação de experiências e aprendizagens autogeridas e autodirigida dos educandos. O professor-tutor planeja, acompanha, orienta, dar feedback construtivo, imediato e personalizado, ajuda o aluno a sentir-se mais de perto, motivando-o para dar continuidade ao curso. A integração das tecnologias emergentes com o moodle, as plataformas digitais, como a e-learning, e diferentes ferramentas é propício para a modalidade da educação a distância assim, tornar-se um campo ágil e flexível em evolução para entender as necessidades da educação moderna. Este estudo versa sobre uma revisão de literatura de caráter exploratório de natureza qualitativa, o objetivo deste trabalho é conhecer o E-learning e operacionalizar diferentes funcionalidades e ferramentas de feedback e monitoramento dos estudantes neste ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, foram definidos dois objetivos específicos tais como: analisar e conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e-learning, para desenvolver aprendizagem autogerida, autodirigida e avaliar o papel do professor-tutor como mediação da aprendizagem online no e-learning. Para promover o exercício da interatividade e da colaboração o professor-tutor tem o papel de facilitador, orientador e mentor da aprendizagem. Por fim, foi possível constatar que a modalidade e-learning se torna um campo fecundo para a inovação educacional e a comunidade da pesquisa. Esta é uma etapa muito importante para a evolução dos momentos teórico e prático, caracterizando sua importância para o desenvolvimento e acompanhamento dos métodos de ensino e aprendizagem no meio virtual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.