FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES DO ESPECTRO AUTISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132211 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4418 "inscrito_id" => 11775 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar a formação dos professores de uma escola pública, localizada no estado do Rio de Janeiro, a respeito do Plano de Ensino Individualizado (PEI) para alunos do espectro autista. Em relação ao tipo de pesquisa, este estudo é categorizado como aplicado quanto a sua natureza. No que tange sua abordagem, a pesquisa é qualitativa. A pesquisa é exploratória no que diz respeito aos seus objetivos. Quanto aos procedimentos, o estudo é documental e bibliográfico, a partir do momento que teve como embasamento leis, decretos e estudos já publicados sobre o objeto de estudo; e experimental com momentos de pesquisa ação, considerando o caráter da pesquisa in lócus. Para realização deste estudo, optou-se pela escolha de uma escola da rede pública municipal da cidade de Natividade, estado do Rio de Janeiro, que atende o público da zona rural. Participaram da pesquisa 15 docentes. Observa-se que o cenário da educação pública de Natividade necessita de mudanças para que a educação de qualidade seja efetiva para todos. Muito além da oferta da matrícula, que tão somente, não é suficiente para que alunos com necessidades educacionais especiais tenham condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Para tanto, é necessário que haja modificações na concepção nas práticas de gestão no que tange a aplicabilidade das legislações e nas práticas pedagógicas. Além de intensificar a formação continuada dos professores para que possam entender e implementar intervenções pedagógicas que incluam todos os alunos sem distinção, garantindo o direito universal à educação e ao ensino. Em atos conclusos, ressalta-se a importância do PEI para que haja uma inclusão efetiva de crianças autistas no ensino regular, visto que o PEI representa um compromisso com a individualidade e a diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11775_TB4418_01042025131454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS CAPITA QUARTO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucascapitaquarto@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132211 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4418 "inscrito_id" => 11775 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar a formação dos professores de uma escola pública, localizada no estado do Rio de Janeiro, a respeito do Plano de Ensino Individualizado (PEI) para alunos do espectro autista. Em relação ao tipo de pesquisa, este estudo é categorizado como aplicado quanto a sua natureza. No que tange sua abordagem, a pesquisa é qualitativa. A pesquisa é exploratória no que diz respeito aos seus objetivos. Quanto aos procedimentos, o estudo é documental e bibliográfico, a partir do momento que teve como embasamento leis, decretos e estudos já publicados sobre o objeto de estudo; e experimental com momentos de pesquisa ação, considerando o caráter da pesquisa in lócus. Para realização deste estudo, optou-se pela escolha de uma escola da rede pública municipal da cidade de Natividade, estado do Rio de Janeiro, que atende o público da zona rural. Participaram da pesquisa 15 docentes. Observa-se que o cenário da educação pública de Natividade necessita de mudanças para que a educação de qualidade seja efetiva para todos. Muito além da oferta da matrícula, que tão somente, não é suficiente para que alunos com necessidades educacionais especiais tenham condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Para tanto, é necessário que haja modificações na concepção nas práticas de gestão no que tange a aplicabilidade das legislações e nas práticas pedagógicas. Além de intensificar a formação continuada dos professores para que possam entender e implementar intervenções pedagógicas que incluam todos os alunos sem distinção, garantindo o direito universal à educação e ao ensino. Em atos conclusos, ressalta-se a importância do PEI para que haja uma inclusão efetiva de crianças autistas no ensino regular, visto que o PEI representa um compromisso com a individualidade e a diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11775_TB4418_01042025131454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS CAPITA QUARTO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucascapitaquarto@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }