A ESCASSEZ DA DANÇA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E SUA IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS E DAS ALUNAS
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O estudo prioriza a Dança nas escolas públicas em que as/os profissionais são concursadas/os para essa área do conhecimento. Essa delimitação será feita para que possamos entender a necessidade de abertura de vagas específicas em concursos públicos e a precarização do exercício docente, com a abertura de contratos no lugar das vagas efetivas. Um aspecto a ser destacado nesse estudo diz respeito ao fato de que, mesmo com a existência da LDB regulando e normatizando a formação em Dança para o exercício do magistério na disciplina de Artes, há poucos concursos específicos para esta área do conhecimento no Estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo em que constatamos a baixa ocorrência de concursos públicos direcionados à área da Dança, cabe refletir sobre a constatação de que a maioria dos concursos realizados com vagas específicas para Dança ter sido ofertada para atuação nas cidades de Mesquita, Nilópolis e Queimados, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. 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