USO DE IAS PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CAPOEIRA A PARTIR DOS DETERMINANTES AFETIVOS DE ESCOLARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5222 "inscrito_id" => 4642 "titulo" => "USO DE IAS PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CAPOEIRA A PARTIR DOS DETERMINANTES AFETIVOS DE ESCOLARES" "resumo" => "O avanço da inteligência artificial (IA) tem possibilitado novas abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física, incluindo modalidades de lutas, como a Capoeira. Devido a esse avanço, a utilização da mesma se torna benéfica aos professores para o avanço dos estudos de metodologias de ensino para seus estudantes. Para isso, o presente estudo analisa se as IAs, ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Copilot podem gerar estratégias, métodos e atividades para um ensino completo da capoeira nas escolas, auxiliando a resolver uma possível dificuldade que os professores possam apresentam ao aplicar o conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo exploratório que usa como referência base o Questionário de Identificação dos Determinantes Afetivos (QIDA). O objetivo do presente resumo é investigar se as IAs são capazes de oferecer estratégias e métodos de ensino da capoeira, que sejam coerentes com os diferentes perfis afetivos dos escolares. Os dados coletados das IAs foram selecionados e analisados e cada uma delas conseguiu sugerir de forma diferente e exclusiva, abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades afetivas e individuais dos alunos, tais como: a) estratégias gerais; b) métodos de ensino; c) atividades chave. Abrindo um grande leque de possibilidades metodológicas, avaliando como suas aulas devem ser melhores aplicadas para aderência e compreendimento de cada indivíduo. Demonstra-se que as IAs podem auxiliar os professores na personalização do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física. Assim, as IAs analisadas propuseram ideias semelhantes, como a criação de um ambiente seguro e inclusivo; uma abordagem lúdica e com cooperação; atividades gradativas e ensino progressivo da modalidade, para que cada atividade seja compatível com os escolares. Conclui-se que a IAs podem ser integradas ao cotidiano dos professores de Educação Física para auxiliar no ensino da capoeira, maximizando o potencial inclusivo das aulas e proporcionando maior engajamento e empenho dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4642_TB5222_07042025182342.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIEL" "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132804 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5222 "inscrito_id" => 4642 "titulo" => "USO DE IAS PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CAPOEIRA A PARTIR DOS DETERMINANTES AFETIVOS DE ESCOLARES" "resumo" => "O avanço da inteligência artificial (IA) tem possibilitado novas abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física, incluindo modalidades de lutas, como a Capoeira. Devido a esse avanço, a utilização da mesma se torna benéfica aos professores para o avanço dos estudos de metodologias de ensino para seus estudantes. Para isso, o presente estudo analisa se as IAs, ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Copilot podem gerar estratégias, métodos e atividades para um ensino completo da capoeira nas escolas, auxiliando a resolver uma possível dificuldade que os professores possam apresentam ao aplicar o conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo exploratório que usa como referência base o Questionário de Identificação dos Determinantes Afetivos (QIDA). O objetivo do presente resumo é investigar se as IAs são capazes de oferecer estratégias e métodos de ensino da capoeira, que sejam coerentes com os diferentes perfis afetivos dos escolares. Os dados coletados das IAs foram selecionados e analisados e cada uma delas conseguiu sugerir de forma diferente e exclusiva, abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades afetivas e individuais dos alunos, tais como: a) estratégias gerais; b) métodos de ensino; c) atividades chave. Abrindo um grande leque de possibilidades metodológicas, avaliando como suas aulas devem ser melhores aplicadas para aderência e compreendimento de cada indivíduo. Demonstra-se que as IAs podem auxiliar os professores na personalização do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física. Assim, as IAs analisadas propuseram ideias semelhantes, como a criação de um ambiente seguro e inclusivo; uma abordagem lúdica e com cooperação; atividades gradativas e ensino progressivo da modalidade, para que cada atividade seja compatível com os escolares. Conclui-se que a IAs podem ser integradas ao cotidiano dos professores de Educação Física para auxiliar no ensino da capoeira, maximizando o potencial inclusivo das aulas e proporcionando maior engajamento e empenho dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4642_TB5222_07042025182342.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIEL" "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }