Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE IAS PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CAPOEIRA A PARTIR DOS DETERMINANTES AFETIVOS DE ESCOLARES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132804
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5222
    "inscrito_id" => 4642
    "titulo" => "USO DE IAS PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CAPOEIRA A PARTIR DOS DETERMINANTES AFETIVOS DE ESCOLARES"
    "resumo" => "O avanço da inteligência artificial (IA) tem possibilitado novas abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física, incluindo modalidades de lutas, como a Capoeira. Devido a esse avanço, a utilização da mesma se torna benéfica aos professores para o avanço dos estudos de metodologias de ensino para seus estudantes. Para isso, o presente estudo analisa se as IAs, ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Copilot podem gerar estratégias, métodos e atividades para um ensino completo da capoeira nas escolas, auxiliando a resolver uma possível dificuldade que os professores possam apresentam ao aplicar o conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo exploratório que usa como referência base o Questionário de Identificação dos Determinantes Afetivos (QIDA). O objetivo do presente resumo é investigar se as IAs são capazes de oferecer estratégias e métodos de ensino da capoeira, que sejam coerentes com os diferentes perfis afetivos dos escolares. Os dados coletados das IAs foram selecionados e analisados e cada uma delas conseguiu sugerir de forma diferente e exclusiva, abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades afetivas e individuais dos alunos, tais como: a) estratégias gerais; b) métodos de ensino; c) atividades chave. Abrindo um grande leque de possibilidades metodológicas, avaliando como suas aulas devem ser melhores aplicadas para aderência e compreendimento de cada indivíduo. Demonstra-se que as IAs podem auxiliar os professores na personalização do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física. Assim, as IAs analisadas propuseram ideias semelhantes, como a criação de um ambiente seguro e inclusivo; uma abordagem lúdica e com cooperação; atividades gradativas e ensino progressivo da modalidade, para que cada atividade seja compatível com os escolares. Conclui-se que a IAs podem ser integradas ao cotidiano dos professores de Educação Física para auxiliar no ensino da capoeira, maximizando o potencial inclusivo das aulas e proporcionando maior engajamento e empenho dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4642_TB5222_07042025182342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIEL"
    "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132804
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5222
    "inscrito_id" => 4642
    "titulo" => "USO DE IAS PARA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA CAPOEIRA A PARTIR DOS DETERMINANTES AFETIVOS DE ESCOLARES"
    "resumo" => "O avanço da inteligência artificial (IA) tem possibilitado novas abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física, incluindo modalidades de lutas, como a Capoeira. Devido a esse avanço, a utilização da mesma se torna benéfica aos professores para o avanço dos estudos de metodologias de ensino para seus estudantes. Para isso, o presente estudo analisa se as IAs, ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Copilot podem gerar estratégias, métodos e atividades para um ensino completo da capoeira nas escolas, auxiliando a resolver uma possível dificuldade que os professores possam apresentam ao aplicar o conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo exploratório que usa como referência base o Questionário de Identificação dos Determinantes Afetivos (QIDA). O objetivo do presente resumo é investigar se as IAs são capazes de oferecer estratégias e métodos de ensino da capoeira, que sejam coerentes com os diferentes perfis afetivos dos escolares. Os dados coletados das IAs foram selecionados e analisados e cada uma delas conseguiu sugerir de forma diferente e exclusiva, abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades afetivas e individuais dos alunos, tais como: a) estratégias gerais; b) métodos de ensino; c) atividades chave. Abrindo um grande leque de possibilidades metodológicas, avaliando como suas aulas devem ser melhores aplicadas para aderência e compreendimento de cada indivíduo. Demonstra-se que as IAs podem auxiliar os professores na personalização do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física. Assim, as IAs analisadas propuseram ideias semelhantes, como a criação de um ambiente seguro e inclusivo; uma abordagem lúdica e com cooperação; atividades gradativas e ensino progressivo da modalidade, para que cada atividade seja compatível com os escolares. Conclui-se que a IAs podem ser integradas ao cotidiano dos professores de Educação Física para auxiliar no ensino da capoeira, maximizando o potencial inclusivo das aulas e proporcionando maior engajamento e empenho dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4642_TB5222_07042025182342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIEL ANTONIO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACIEL"
    "autor_email" => "jaciel.antonio@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O avanço da inteligência artificial (IA) tem possibilitado novas abordagens pedagógicas no ensino da Educação Física, incluindo modalidades de lutas, como a Capoeira. Devido a esse avanço, a utilização da mesma se torna benéfica aos professores para o avanço dos estudos de metodologias de ensino para seus estudantes. Para isso, o presente estudo analisa se as IAs, ChatGPT, DeepSeek, Gemini e Copilot podem gerar estratégias, métodos e atividades para um ensino completo da capoeira nas escolas, auxiliando a resolver uma possível dificuldade que os professores possam apresentam ao aplicar o conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo exploratório que usa como referência base o Questionário de Identificação dos Determinantes Afetivos (QIDA). O objetivo do presente resumo é investigar se as IAs são capazes de oferecer estratégias e métodos de ensino da capoeira, que sejam coerentes com os diferentes perfis afetivos dos escolares. Os dados coletados das IAs foram selecionados e analisados e cada uma delas conseguiu sugerir de forma diferente e exclusiva, abordagens pedagógicas alinhadas às necessidades afetivas e individuais dos alunos, tais como: a) estratégias gerais; b) métodos de ensino; c) atividades chave. Abrindo um grande leque de possibilidades metodológicas, avaliando como suas aulas devem ser melhores aplicadas para aderência e compreendimento de cada indivíduo. Demonstra-se que as IAs podem auxiliar os professores na personalização do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física. Assim, as IAs analisadas propuseram ideias semelhantes, como a criação de um ambiente seguro e inclusivo; uma abordagem lúdica e com cooperação; atividades gradativas e ensino progressivo da modalidade, para que cada atividade seja compatível com os escolares. Conclui-se que a IAs podem ser integradas ao cotidiano dos professores de Educação Física para auxiliar no ensino da capoeira, maximizando o potencial inclusivo das aulas e proporcionando maior engajamento e empenho dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.