Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA ‘LANCHONETE DE LEITURA’ PARA A CONSTRUÇÃO DE LEITORES FLUENTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132328
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4585
    "inscrito_id" => 4649
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ‘LANCHONETE DE LEITURA’ PARA A CONSTRUÇÃO DE LEITORES FLUENTES"
    "resumo" => "A leitura e a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento humano e a oferta de uma educação integral de qualidade é um elemento essencial para esse desenvolvimento. Dessa forma, o presente artigo trata-se de um Projeto Pedagógico com o tema Lanchonete de Leitura, que foi elaborado e realizado na Escola Francisco Pereira de Souza, localizada na cidade de Camutanga -PE. Com maior foco nos estudantes que ainda não se enquadravam no perfil de leitor fluente, o objetivo prioritário foi estimular os estudantes a conhecer, construir e desenvolver a leitura, a interpretação, a identificação dos fonemas e dos grafemas, a construção de pequenas palavras, frases, rimas, a produção de textos orais e escritos. Com amparo na BNCC, no Currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na contribuição de Emilia Ferrero e Magda Soares, os objetivos traçados foram alcançados com avanços significativos. Composto por 18 recursos lúdicos semelhantes a “lanches”, foram confeccionados para atrair e envolver os estudantes, desde a Educação Infantil até os estudantes do 5º ano dos anos iniciais, auxiliando-os no processo de letramento e alfabetização. A apresentação do projeto iniciou-se com o corpo docente recebido no cenário de uma lanchonete real, degustou lanches reais, recebeu o projeto escrito para discutir, apropriou-se da ludicidade que cada recurso oferecia para desenvolver e ir além dos objetos que estavam descritos. Nos dias seguintes, o projeto foi apresentado aos estudantes de turma em turma e, com o apoio da equipe gestora escolar, a coordenadora pedagógica e a professora, apresentavam e subsidiavam aos estudantes durante às atividades relacionadas aos recursos escolhidos e, aguçados pela curiosidade, aprenderam e aperfeiçoaram os conhecimentos de forma prazerosa, brincando com os seus pares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4649_TB4585_02042025220342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA DE QUEIROZ SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA"
    "autor_email" => "valqueiroz35@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132328
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4585
    "inscrito_id" => 4649
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ‘LANCHONETE DE LEITURA’ PARA A CONSTRUÇÃO DE LEITORES FLUENTES"
    "resumo" => "A leitura e a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento humano e a oferta de uma educação integral de qualidade é um elemento essencial para esse desenvolvimento. Dessa forma, o presente artigo trata-se de um Projeto Pedagógico com o tema Lanchonete de Leitura, que foi elaborado e realizado na Escola Francisco Pereira de Souza, localizada na cidade de Camutanga -PE. Com maior foco nos estudantes que ainda não se enquadravam no perfil de leitor fluente, o objetivo prioritário foi estimular os estudantes a conhecer, construir e desenvolver a leitura, a interpretação, a identificação dos fonemas e dos grafemas, a construção de pequenas palavras, frases, rimas, a produção de textos orais e escritos. Com amparo na BNCC, no Currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na contribuição de Emilia Ferrero e Magda Soares, os objetivos traçados foram alcançados com avanços significativos. Composto por 18 recursos lúdicos semelhantes a “lanches”, foram confeccionados para atrair e envolver os estudantes, desde a Educação Infantil até os estudantes do 5º ano dos anos iniciais, auxiliando-os no processo de letramento e alfabetização. A apresentação do projeto iniciou-se com o corpo docente recebido no cenário de uma lanchonete real, degustou lanches reais, recebeu o projeto escrito para discutir, apropriou-se da ludicidade que cada recurso oferecia para desenvolver e ir além dos objetos que estavam descritos. Nos dias seguintes, o projeto foi apresentado aos estudantes de turma em turma e, com o apoio da equipe gestora escolar, a coordenadora pedagógica e a professora, apresentavam e subsidiavam aos estudantes durante às atividades relacionadas aos recursos escolhidos e, aguçados pela curiosidade, aprenderam e aperfeiçoaram os conhecimentos de forma prazerosa, brincando com os seus pares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4649_TB4585_02042025220342.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA DE QUEIROZ SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VALQUÍRIA"
    "autor_email" => "valqueiroz35@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura e a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento humano e a oferta de uma educação integral de qualidade é um elemento essencial para esse desenvolvimento. Dessa forma, o presente artigo trata-se de um Projeto Pedagógico com o tema Lanchonete de Leitura, que foi elaborado e realizado na Escola Francisco Pereira de Souza, localizada na cidade de Camutanga -PE. Com maior foco nos estudantes que ainda não se enquadravam no perfil de leitor fluente, o objetivo prioritário foi estimular os estudantes a conhecer, construir e desenvolver a leitura, a interpretação, a identificação dos fonemas e dos grafemas, a construção de pequenas palavras, frases, rimas, a produção de textos orais e escritos. Com amparo na BNCC, no Currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na contribuição de Emilia Ferrero e Magda Soares, os objetivos traçados foram alcançados com avanços significativos. Composto por 18 recursos lúdicos semelhantes a “lanches”, foram confeccionados para atrair e envolver os estudantes, desde a Educação Infantil até os estudantes do 5º ano dos anos iniciais, auxiliando-os no processo de letramento e alfabetização. A apresentação do projeto iniciou-se com o corpo docente recebido no cenário de uma lanchonete real, degustou lanches reais, recebeu o projeto escrito para discutir, apropriou-se da ludicidade que cada recurso oferecia para desenvolver e ir além dos objetos que estavam descritos. Nos dias seguintes, o projeto foi apresentado aos estudantes de turma em turma e, com o apoio da equipe gestora escolar, a coordenadora pedagógica e a professora, apresentavam e subsidiavam aos estudantes durante às atividades relacionadas aos recursos escolhidos e, aguçados pela curiosidade, aprenderam e aperfeiçoaram os conhecimentos de forma prazerosa, brincando com os seus pares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.