CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR: DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132370 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4643 "inscrito_id" => 12944 "titulo" => "CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR: DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA" "resumo" => "O presente trabalho discorre a respeito da cultura de paz e construção da empatia no ambiente escolar na tentativa de mitigar práticas de bullying por meio de ações dinâmicas com os discentes. Em razão da quantidade expressiva de ocorrências, tais como: agressões verbais e físicas dentro e fora da sala de aula, crises de ansiedade, baixo rendimento nos componentes curriculares e até evasão escolar, notou-se que vários casos de violência na escola, bem como o déficit no desempenho escolar resultava de práticas de bullying. Nesse contexto, o projeto teve como objetivo apresentar aos discentes os conceitos sobre cultura de paz, empatia e bullying; destacar os impactos negativos do bullying e os impactos positivos da cultura de paz; investigar os casos de bullying na escola; debater e promover com os estudantes ações de conscientização contínua através da ABP como prática pedagógica; elaborar e divulgar um e-book de sensibilização contra o bullying na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no campo da educação socioemocional desenvolvida por meio de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), implementada de forma colaborativa com 60 estudantes do Ensino Médio no componente curricular Projetos Integradores. Durante as ações de conscientização foram apresentados filmes sobre o bullying; foram promovidos debates em sala de aula; desenvolveu-se dinâmicas como uso de Brainstorming (tempestades de ideias); produção de flyers informativos; exposição de desenhos sobre o bullying e cultura de paz na escola; produção de cartazes; peças teatrais e produção de vídeos curtos com a temática da pesquisa, no final das ações os alunos produziram um e-book para divulgar as dinâmicas de conscientização no ambiente escolar. Como resultado obteve-se a redução significativa da prática de bullying na escola e houve melhorias na relação interpessoal dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12944_TB4643_03042025180433.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA CRISTINA CARDOSO MELO" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "juliacrismelo7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132370 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4643 "inscrito_id" => 12944 "titulo" => "CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR: DESARMANDO O BULLYING E CONSTRUINDO EMPATIA" "resumo" => "O presente trabalho discorre a respeito da cultura de paz e construção da empatia no ambiente escolar na tentativa de mitigar práticas de bullying por meio de ações dinâmicas com os discentes. Em razão da quantidade expressiva de ocorrências, tais como: agressões verbais e físicas dentro e fora da sala de aula, crises de ansiedade, baixo rendimento nos componentes curriculares e até evasão escolar, notou-se que vários casos de violência na escola, bem como o déficit no desempenho escolar resultava de práticas de bullying. Nesse contexto, o projeto teve como objetivo apresentar aos discentes os conceitos sobre cultura de paz, empatia e bullying; destacar os impactos negativos do bullying e os impactos positivos da cultura de paz; investigar os casos de bullying na escola; debater e promover com os estudantes ações de conscientização contínua através da ABP como prática pedagógica; elaborar e divulgar um e-book de sensibilização contra o bullying na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no campo da educação socioemocional desenvolvida por meio de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), implementada de forma colaborativa com 60 estudantes do Ensino Médio no componente curricular Projetos Integradores. Durante as ações de conscientização foram apresentados filmes sobre o bullying; foram promovidos debates em sala de aula; desenvolveu-se dinâmicas como uso de Brainstorming (tempestades de ideias); produção de flyers informativos; exposição de desenhos sobre o bullying e cultura de paz na escola; produção de cartazes; peças teatrais e produção de vídeos curtos com a temática da pesquisa, no final das ações os alunos produziram um e-book para divulgar as dinâmicas de conscientização no ambiente escolar. Como resultado obteve-se a redução significativa da prática de bullying na escola e houve melhorias na relação interpessoal dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12944_TB4643_03042025180433.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA CRISTINA CARDOSO MELO" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "juliacrismelo7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }