Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POSSIBILIDADE EMPREENDEDORA DE TURISMO NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS: SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS COMO ALTERNATIVAS QUE POTENCIALIZAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS TECNOLÓGICOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho visa demonstrar, uma breve exposição sobre a Educação Ambiental como possibilidade empreendedora de turismo nas Comunidades Tradicionais do município de Parintins, enfatizando os Saberes e Práticas Tradicionais como alternativas que potencializam o processo de ensino e aprendizagem em Contextos Tecnológicos. O projeto surgiu do olhar dos educandos, juntamente com seus mediadores que, ao observarem que, em suas comunidades, existiam belezas naturais que podiam ser levadas em contextos educaionais para apreciação empreendedora e turística. Logo, organizaram atividades voltadas para as suas localidades, de acordo com cada etapa de ensino. Assim, os atores envolvidos são os estudantes ribeirinhos ou das etnias indígenas, atendidos pelo ensino mediado por tecnologia da Educação Tecnológica do Amazonas. Pois, segundo a lei de políticas públicas, é fundamental consolidar prioridades e estratégicas adotadas nas atuais políticas públicas focalizadas na escola. E, nesse caso, conforme a referida lei, a educação ambiental crítica se insere no mesmo bloco ou é vista como sinônimo de outras denominações que aparecem com freqüência em textos e discursos (transformadora, popular, emancipatória e dialógica), estando muito próxima também de certas abordagens da denominada ecopedagogia. Vislumbrando tecer algumas reflexões sobre o protagonismo do papel do professor(a), bem como, dos educandos no ensino mediado por tecnologia., bem como a formação do aluno no ensino médio. A ideia é pesquisar e, ao mesmo momento, buscar apresentar um produto educacional para os professores atuarem como mentores educacionais. Esta perspectiva parte das diversas vivencias e relatos de experiencias de professores que compartilham experencia e dificuldade em trabalhar com os alunos do ensino mediado por tecnologia que apresentam não tem uma perspectiva de vida profissional após a conclusão do ensino mediado. Palavras-chave: Lindas Paisagens; Exploração e Turismo Ambiental; Educação Empreendedora.

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