A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132399 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4683 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA." "resumo" => "A parceria entre família e escola é essencial para o sucesso da aprendizagem. Compreender os desafios dessa relação possibilita a implementação de estratégias eficazes para fortalecer a comunicação e o engajamento dos responsáveis no ambiente escolar. O objetivo geral do presente trabalho, é analisar a relação entre família e escola na educação infantil, suas implicações no desenvolvimento da criança e as dificuldades enfrentadas nesse processo. O estudo baseia-se em pesquisas e referências teóricas sobre educação infantil, participação familiar e o impacto da colaboração entre escola e responsáveis no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Dentre os teóricos que fundamentam essa discussão, destaca-se Paulo Freire, que defendia a educação como um processo dialógico e participativo, enfatizando a necessidade de uma interação contínua entre escola e comunidade na construção do conhecimento. Os resultados indicam que uma parceria ativa e colaborativa entre família e escola favorece o desempenho infantil, reduzindo lacunas educacionais e incentivando uma aprendizagem mais significativa. Entretanto, desafios como a falta de comunicação, baixa participação dos responsáveis e desigualdades socioeconômicas podem prejudicar essa relação, tornando essencial a implementação de estratégias de aproximação que promovam uma educação mais inclusiva e acessível. Fortalecer esse vínculo é essencial para garantir uma formação integral da criança e melhorar os resultados da educação infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID242_TB4683_04042025074012.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DO NASCIMENTO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CARVALHO" "autor_email" => "amanda.carvalho@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132399 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4683 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "A PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA." "resumo" => "A parceria entre família e escola é essencial para o sucesso da aprendizagem. Compreender os desafios dessa relação possibilita a implementação de estratégias eficazes para fortalecer a comunicação e o engajamento dos responsáveis no ambiente escolar. O objetivo geral do presente trabalho, é analisar a relação entre família e escola na educação infantil, suas implicações no desenvolvimento da criança e as dificuldades enfrentadas nesse processo. O estudo baseia-se em pesquisas e referências teóricas sobre educação infantil, participação familiar e o impacto da colaboração entre escola e responsáveis no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Dentre os teóricos que fundamentam essa discussão, destaca-se Paulo Freire, que defendia a educação como um processo dialógico e participativo, enfatizando a necessidade de uma interação contínua entre escola e comunidade na construção do conhecimento. Os resultados indicam que uma parceria ativa e colaborativa entre família e escola favorece o desempenho infantil, reduzindo lacunas educacionais e incentivando uma aprendizagem mais significativa. Entretanto, desafios como a falta de comunicação, baixa participação dos responsáveis e desigualdades socioeconômicas podem prejudicar essa relação, tornando essencial a implementação de estratégias de aproximação que promovam uma educação mais inclusiva e acessível. Fortalecer esse vínculo é essencial para garantir uma formação integral da criança e melhorar os resultados da educação infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID242_TB4683_04042025074012.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA DO NASCIMENTO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "AMANDA CARVALHO" "autor_email" => "amanda.carvalho@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }