Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – POR UMA PRÁXIS INOVADORA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo trata sobre a formação de professores no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, analisando como os docentes interpretam e ressignificam a inovação no contexto de suas práticas educativas, diante das exigências contemporâneas. Fundamentado na perspectiva de inovação como metamorfose, conforme proposto por Nóvoa (2023), o estudo compreende a inovação não como uma ruptura da tradição, mas como um processo de transformação que emerge de ideias preexistentes. Ademais, o artigo problematiza a hegemonia do discurso mercadológico na educação, argumentando, a partir de Nussbaum (2015), que a escola precisa estar ancorada em uma perspectiva humanista e democrática, bem como na autoformação cooperada, conforme Niza (2012). Nesse sentido, compreende-se a necessidade de que a instituição educativa se torne cenário de formação (Pimenta, 2009), em busca de um trabalho docente reflexivo e crítico. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo qualitativo com base em Minayo (2002), utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada por meio de entrevista oral, observação e análise de conteúdo dos documentos e artigos, o que, sob a orientação de Bardin (2011), possibilitou a categorização das informações coletadas. Com base na análise dos dados, identifica-se que, existe uma ampla discussão teórica e prática da gestão sobre metodologias que protagonizem os estudantes, porém, alguns professores que iniciam na escola ainda não haviam estudado em suas graduações sobre essas práticas, o que provocou a necessidade de um processo formativo na instituição que articule teoria e experiência. Ressalta-se que a escola desenvolve uma formação contínua, buscando promover o compartilhamento de experiências, orientando a práxis docente para um ensino inovador mais humanizado e emancipador.

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