COM MÚSICA E COM AFETO: O TRABALHO PEDAGÓGICO COM MÚSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132532 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4859 "inscrito_id" => 13454 "titulo" => "COM MÚSICA E COM AFETO: O TRABALHO PEDAGÓGICO COM MÚSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Este é um relato sobre a experiência de trabalhar com música em uma turma regular do 5º Ano do Ensino Fundamental 1 e os efeitos do trabalho no comportamento dos estudantes. Em Agosto de 2024, depois de vários ensaios com canções escolhidas pelos estudantes, a turma se apresentou em um evento para toda a escola, na “Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência”. Este trabalho tem por objetivo geral analisar o uso da música como estratégia didático-pedagógica e seus efeitos no comportamento socioemocional de crianças de 10 a 11 anos de uma turma regular de ensino fundamental. Como objetivos específicos, temos: 1) compreender como a música pode ser instrumento de regulação emocional de crianças na faixa etária 10 a 11 anos e suas influências na convivência em sala de aula; 2) entender se a música proporciona autoconhecimento às crianças; 3) perceber os sentidos construídos pelas crianças da vivência da apresentação um dia depois do evento para toda a escola. Os episódios são apresentados em forma de relato de experiência aqui compreendido como o registro e sistematização das situações vivenciadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: 1) levantamento bibliográfico sobre o foco temático da experiência; 2) escolha e registro da experiência a ser relatada, no caso vivências pedagógicas cotidianas numa escola pública municipal, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental 1; 3) sistematização e análise do relato. Como fundamentação teórica, apresentamos uma breve reflexão sobre a história da educação musical no Brasil, o que diz a LDB 9.394 e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife para o Ensino Fundamental de 1º ao 9º Ano sobre ensino obrigatório de música." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13454_TB4859_05042025214256.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLY MAGLIANO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELLY" "autor_email" => "marcelly.1242008@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132532 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4859 "inscrito_id" => 13454 "titulo" => "COM MÚSICA E COM AFETO: O TRABALHO PEDAGÓGICO COM MÚSICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E SEUS EFEITOS NO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES" "resumo" => "Este é um relato sobre a experiência de trabalhar com música em uma turma regular do 5º Ano do Ensino Fundamental 1 e os efeitos do trabalho no comportamento dos estudantes. Em Agosto de 2024, depois de vários ensaios com canções escolhidas pelos estudantes, a turma se apresentou em um evento para toda a escola, na “Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência”. Este trabalho tem por objetivo geral analisar o uso da música como estratégia didático-pedagógica e seus efeitos no comportamento socioemocional de crianças de 10 a 11 anos de uma turma regular de ensino fundamental. Como objetivos específicos, temos: 1) compreender como a música pode ser instrumento de regulação emocional de crianças na faixa etária 10 a 11 anos e suas influências na convivência em sala de aula; 2) entender se a música proporciona autoconhecimento às crianças; 3) perceber os sentidos construídos pelas crianças da vivência da apresentação um dia depois do evento para toda a escola. Os episódios são apresentados em forma de relato de experiência aqui compreendido como o registro e sistematização das situações vivenciadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: 1) levantamento bibliográfico sobre o foco temático da experiência; 2) escolha e registro da experiência a ser relatada, no caso vivências pedagógicas cotidianas numa escola pública municipal, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental 1; 3) sistematização e análise do relato. Como fundamentação teórica, apresentamos uma breve reflexão sobre a história da educação musical no Brasil, o que diz a LDB 9.394 e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife para o Ensino Fundamental de 1º ao 9º Ano sobre ensino obrigatório de música." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13454_TB4859_05042025214256.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLY MAGLIANO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELLY" "autor_email" => "marcelly.1242008@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }