O CURRÍCULO QUE PULSA NO MEU CORAÇÃO SÃO EVIDÊNCIAS DAS MINHAS HISTÓRIAS DE VIDA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132547 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4877 "inscrito_id" => 11188 "titulo" => "O CURRÍCULO QUE PULSA NO MEU CORAÇÃO SÃO EVIDÊNCIAS DAS MINHAS HISTÓRIAS DE VIDA" "resumo" => "O currículo diz respeito à vida quer seja ela de vida pessoal ou profissional. Um exemplo bem característico é o Curriculum Vitae, Currículo da vida, que na maioria das vezes se voltam para a experiência na profissão de candidatos a seleção de alguns empregos. Os currículos têm diversas denominações: prescrito, real, oculto, ação, maior, menor, etcétera. Os currículos estão relacionados as teorias, como: Teoria Tradicional de Currículo; Teorias Crítica de Currículo; Pedagogia Popular e Pedagogia Sócio-Histórica Crítica; Teorias Pós-Críticas de Currículo, bem como das discussões Pós-Colonialismo e relações étnico-raciais; feminismos, relações de gênero e sexualidade, entre outras abordagens. O currículo é essencial nas escolas, sendo considerado coração da escola, território de disputa, pista, caminho. Este texto tem por objetivo desenvolver uma narrativa de vivências/ experiências da minha história de vida pessoal e profissional e que fazem parte do meu currículo. A abordagem teórico-metodológica insere-se na pesquisa (auto)biográfica, narrativa de formação, com foco na abordagem Jossoiana. Ao longo da minha história de vida tive múltiplas oportunidades de percorrer vários campos de estudos: ecologia geral e humana, educação ambiental, representações sociais, pesquisa (auto)biográfica, avaliação da aprendizagem, metodologias no ensino de biologia, entre outros. As viagens de estudo com a finalidade de conhecer a realidade do campo, em diversos ambientes no Brasil, sertão, agreste, zona da Mata de Pernambuco e o litoral, foram essenciais para dialogar com os saberes/conhecimentos em sala de aula e que, certamente, resultaram em contribuições da formação aos meus educandos. Conclui-se das minhas narrativas de percurso formativo de história de vida que o currículo que pulsa no meu coração são evidências do quanto é necessário no estudo do currículo que se valorize as experiências vividas pelos educandos e educadores, para que os mesmos possam compreender a tão necessária conexão do vivido e as teorias subjacentes ao currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11188_TB4877_06042025085116.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "VERA CHALEGRE" "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132547 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4877 "inscrito_id" => 11188 "titulo" => "O CURRÍCULO QUE PULSA NO MEU CORAÇÃO SÃO EVIDÊNCIAS DAS MINHAS HISTÓRIAS DE VIDA" "resumo" => "O currículo diz respeito à vida quer seja ela de vida pessoal ou profissional. Um exemplo bem característico é o Curriculum Vitae, Currículo da vida, que na maioria das vezes se voltam para a experiência na profissão de candidatos a seleção de alguns empregos. Os currículos têm diversas denominações: prescrito, real, oculto, ação, maior, menor, etcétera. Os currículos estão relacionados as teorias, como: Teoria Tradicional de Currículo; Teorias Crítica de Currículo; Pedagogia Popular e Pedagogia Sócio-Histórica Crítica; Teorias Pós-Críticas de Currículo, bem como das discussões Pós-Colonialismo e relações étnico-raciais; feminismos, relações de gênero e sexualidade, entre outras abordagens. O currículo é essencial nas escolas, sendo considerado coração da escola, território de disputa, pista, caminho. Este texto tem por objetivo desenvolver uma narrativa de vivências/ experiências da minha história de vida pessoal e profissional e que fazem parte do meu currículo. A abordagem teórico-metodológica insere-se na pesquisa (auto)biográfica, narrativa de formação, com foco na abordagem Jossoiana. Ao longo da minha história de vida tive múltiplas oportunidades de percorrer vários campos de estudos: ecologia geral e humana, educação ambiental, representações sociais, pesquisa (auto)biográfica, avaliação da aprendizagem, metodologias no ensino de biologia, entre outros. As viagens de estudo com a finalidade de conhecer a realidade do campo, em diversos ambientes no Brasil, sertão, agreste, zona da Mata de Pernambuco e o litoral, foram essenciais para dialogar com os saberes/conhecimentos em sala de aula e que, certamente, resultaram em contribuições da formação aos meus educandos. Conclui-se das minhas narrativas de percurso formativo de história de vida que o currículo que pulsa no meu coração são evidências do quanto é necessário no estudo do currículo que se valorize as experiências vividas pelos educandos e educadores, para que os mesmos possam compreender a tão necessária conexão do vivido e as teorias subjacentes ao currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11188_TB4877_06042025085116.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "VERA CHALEGRE" "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }