Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS DOCENTES NA EMEF PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES (PICUÍ/PB)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A alfabetização e o letramento são processos de aprendizagem de linguagens distintas onde um complementa o outro, e em momento algum podem ser dissociados. É o alicerce para uma educação crítica e emancipadora, uma fase muito importante que inicia o processo de formação dos alunos, pois ajuda a promover a leitura, a escrita, os conhecimentos, a comunicação, a construção dos saberes e formação de leitores competentes. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo investigar as práticas de alfabetização e letramento a partir da EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves, localizada no município de Picuí, Paraíba e mantida pelo poder público municipal. Investiga-se a temática, primeiro através da pesquisa bibliográfica, analisando como autores investigaram o tema e conceituaram a alfabetização e o letramento, para isso fazemos menção a teóricos como Magda Soares (1998, 2002, 2009), Emília Ferreiro (1986, 1993, 2004) e Ana Teberosky (1999, 2001). Em um primeiro momento promove-se um esforço de conceituar o tema dentro da educação brasileira e entender a sua historicidade, por outro lado, buscamos pensar a alfabetização dentro de uma perspectiva construtivista, a partir de vygotsky (1989), e seus interlocutores, como pesquisa de campo, trabalhamos com os dados dos questionários respondidos pelos professores da instituição que, em grande medida fazem eco às discussões dos autores trabalhados na pesquisa. Por fim, mostramos a possível relação entre as teorias construtivistas da alfabetização, com o Projeto Político Pedagógico e a prática docente, percebendo que ambos possuem pontos de encontro na prática pedagógica docente.

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