O ENSINO DO SIMPLE PRESENT ATRÁVES DO GÊNERO TEXTUAL COMIC STRIPS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132565 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4899 "inscrito_id" => 2223 "titulo" => "O ENSINO DO SIMPLE PRESENT ATRÁVES DO GÊNERO TEXTUAL COMIC STRIPS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A presente pesquisa trata-se de um relato de experiência do uso do gênero textual Comic strips como ferramenta pedagógica para ensinar o tempo verbal Simple present, numa sala de aula de Língua inglesa, de uma escola pública localizada no interior da Paraíba, numa turma de 7º ano. As Comic strips, são conhecidas por narrarem estórias curtas em poucos quadrinhos, em tom humoristico, popularmente conhecidas como tirinhas no português, por meio da linguagem vergal e não-verbal, a qual auxilia no processo de ensino-aprendizagem ao que tange a habilidade da leitura, compreensão e interpretação textual. Entre tantos personagens, escolhemos o Garfield (1978), criado pelo cartunista estadunidense Jim Davis, por sua popularidade e temas apróximados ao público teen, o qual desenvolvemos as atividades. Nosso objetivo geral é proporcionar aos discentes o desenvolvimento da prática do reading e comprehension (leitura e compreensão), além da interação a partir do debate proporcionado por meio do compartilhamento das interpretações individuais dos alunos. Além de reforçar os aspectos gramáticais da língua, ao que tange o presente simples em suas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Dessa forma, conseguimos alcançar os propositos mencionados com o auxilio do gênero textual comic strips através de atividades que desenvolveram a oralidade e escrita na língua alvo. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Mendonça (2002), Tomitch (2009), Oliveira (2014), Brasil (2017)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2223_TB4899_06042025121741.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUZINALDO" "autor_email" => "prof.junior.ingles@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132565 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4899 "inscrito_id" => 2223 "titulo" => "O ENSINO DO SIMPLE PRESENT ATRÁVES DO GÊNERO TEXTUAL COMIC STRIPS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A presente pesquisa trata-se de um relato de experiência do uso do gênero textual Comic strips como ferramenta pedagógica para ensinar o tempo verbal Simple present, numa sala de aula de Língua inglesa, de uma escola pública localizada no interior da Paraíba, numa turma de 7º ano. As Comic strips, são conhecidas por narrarem estórias curtas em poucos quadrinhos, em tom humoristico, popularmente conhecidas como tirinhas no português, por meio da linguagem vergal e não-verbal, a qual auxilia no processo de ensino-aprendizagem ao que tange a habilidade da leitura, compreensão e interpretação textual. Entre tantos personagens, escolhemos o Garfield (1978), criado pelo cartunista estadunidense Jim Davis, por sua popularidade e temas apróximados ao público teen, o qual desenvolvemos as atividades. Nosso objetivo geral é proporcionar aos discentes o desenvolvimento da prática do reading e comprehension (leitura e compreensão), além da interação a partir do debate proporcionado por meio do compartilhamento das interpretações individuais dos alunos. Além de reforçar os aspectos gramáticais da língua, ao que tange o presente simples em suas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Dessa forma, conseguimos alcançar os propositos mencionados com o auxilio do gênero textual comic strips através de atividades que desenvolveram a oralidade e escrita na língua alvo. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Mendonça (2002), Tomitch (2009), Oliveira (2014), Brasil (2017)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2223_TB4899_06042025121741.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUZINALDO" "autor_email" => "prof.junior.ingles@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }