ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO ARARIBÁ CONECTA - CIÊNCIAS 7º ANO: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E REFLEXIVA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132587 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4925 "inscrito_id" => 9835 "titulo" => "ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO ARARIBÁ CONECTA - CIÊNCIAS 7º ANO: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E REFLEXIVA." "resumo" => "O currículo tem em sua essência questões econômicas, políticas, culturais e históricas que perpassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares. Nesse sentido, muitos professores utilizam livros didáticos como fonte bibliográfica para complementar seus próprios conhecimentos. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar a abordagem de conteúdos voltados a temática de educação em saúde, com enfoque no livro didático Araribá Conecta – Ciências 7º ano do ensino fundamental II, principalmente no que tange contextos e práticas escolares e relacionadas as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa pesquisa possui natureza qualitativa e bibliográfica, o que garante um maior aprofundamento na análise do currículo além de seus impactos na educação local, e tem como pilar a revisão de materiais já publicados, como por exemplo livros, artigos e documentos oficiais. Os resultados demonstram que o livro didático estudado apresenta uma atualização com os principais acontecimentos voltados à saúde pública, principalmente em temáticas como vacinação e prevenção de doenças, contextos relevantes para o exercício da dignidade humana e exercício da cidadania através de atitudes responsáveis, além da integração da interdisciplinaridade e recursos digitais. Contudo, apesar do material estudado se preocupar com a formação de hábitos saudáveis e conscientização dos alunos, ainda é observado lacunas na profundidade de alguns conteúdos e na representação da diversidade sociocultural dos estudantes. Conclui-se que, embora o livro seja um recurso que promova a alfabetização científica e seja um importante auxílio em sala de aula, é necessário complementá-lo com outras ferramentas pedagógicas para garantir uma educação em saúde mais crítica, inclusiva, e direcionada a realidade vigente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9835_TB4925_06042025152344.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE NOVAIS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL ANDRADE" "autor_email" => "denovaisraquel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132587 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4925 "inscrito_id" => 9835 "titulo" => "ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO ARARIBÁ CONECTA - CIÊNCIAS 7º ANO: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E REFLEXIVA." "resumo" => "O currículo tem em sua essência questões econômicas, políticas, culturais e históricas que perpassam a ideia de uma simples seleção de conteúdos disciplinares. Nesse sentido, muitos professores utilizam livros didáticos como fonte bibliográfica para complementar seus próprios conhecimentos. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar a abordagem de conteúdos voltados a temática de educação em saúde, com enfoque no livro didático Araribá Conecta – Ciências 7º ano do ensino fundamental II, principalmente no que tange contextos e práticas escolares e relacionadas as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa pesquisa possui natureza qualitativa e bibliográfica, o que garante um maior aprofundamento na análise do currículo além de seus impactos na educação local, e tem como pilar a revisão de materiais já publicados, como por exemplo livros, artigos e documentos oficiais. Os resultados demonstram que o livro didático estudado apresenta uma atualização com os principais acontecimentos voltados à saúde pública, principalmente em temáticas como vacinação e prevenção de doenças, contextos relevantes para o exercício da dignidade humana e exercício da cidadania através de atitudes responsáveis, além da integração da interdisciplinaridade e recursos digitais. Contudo, apesar do material estudado se preocupar com a formação de hábitos saudáveis e conscientização dos alunos, ainda é observado lacunas na profundidade de alguns conteúdos e na representação da diversidade sociocultural dos estudantes. Conclui-se que, embora o livro seja um recurso que promova a alfabetização científica e seja um importante auxílio em sala de aula, é necessário complementá-lo com outras ferramentas pedagógicas para garantir uma educação em saúde mais crítica, inclusiva, e direcionada a realidade vigente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9835_TB4925_06042025152344.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE NOVAIS ANDRADE" "autor_nome_curto" => "RAQUEL ANDRADE" "autor_email" => "denovaisraquel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }