SUS NA ESCOLA: INTEGRANDO SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132653 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5008 "inscrito_id" => 13601 "titulo" => "SUS NA ESCOLA: INTEGRANDO SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente relato descreve uma experiência realizada em uma escola privada, onde convidei um enfermeiro para ministrar uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, em conformidade com uma competência específica da BNCC aos anos finais: “os estudantes devem ser capazes de compreender o papel [...] das políticas públicas (campanhas de vacinação, programas de atendimento à saúde da família [...] esclarecimento sobre doenças e vetores, etc) no desenvolvimento de condições propícias à saúde.” (BRASIL, 2018). O objetivo foi ampliar a compreensão dos estudantes sobre a atuação do SUS, superando a visão limitada sobre este deter-se à hospitais e procedimentos médicos, destacando ações como saneamento básico, vigilância epidemiológica e atenção primária (PAIM, 2013) e saúde preventiva. A metodologia incluiu: (1) brainstorm para analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, e instigar a curiosidade; (2) aula expositiva de 120 minutos com o profissional, abordando o contexto histórico, legislativo e atuações multifacetadas do SUS; (3) discussão coletiva sobre impactos sociais do SUS; e (4) culminância com os alunos da respectiva turma desenvolvendo projetos para a Feira de Ciências, como maquetes do centro de zoonoses e estações de tratamento de esgoto, repassando para a comunidade escolar os conhecimentos apreendidos, didaticamente. Os resultados evidenciaram maior engajamento dos alunos nas aulas, que demonstraram surpresa ao descobrir a abrangência do SUS, além da produção de materiais criativos. Como desafio, identificou-se a necessidade de mais tempo para aprofundamento do tema, uma vez que é muito amplo. A experiência reforçou a importância de integrar profissionais da saúde ao ambiente escolar, promovendo aprendizagem significativa e formação cidadã, em consonância com as diretrizes da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13601_TB5008_18042025095033.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BYANCA CORREIA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Bya Correia" "autor_email" => "byanca.correia11@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132653 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5008 "inscrito_id" => 13601 "titulo" => "SUS NA ESCOLA: INTEGRANDO SAÚDE PÚBLICA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente relato descreve uma experiência realizada em uma escola privada, onde convidei um enfermeiro para ministrar uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, em conformidade com uma competência específica da BNCC aos anos finais: “os estudantes devem ser capazes de compreender o papel [...] das políticas públicas (campanhas de vacinação, programas de atendimento à saúde da família [...] esclarecimento sobre doenças e vetores, etc) no desenvolvimento de condições propícias à saúde.” (BRASIL, 2018). O objetivo foi ampliar a compreensão dos estudantes sobre a atuação do SUS, superando a visão limitada sobre este deter-se à hospitais e procedimentos médicos, destacando ações como saneamento básico, vigilância epidemiológica e atenção primária (PAIM, 2013) e saúde preventiva. A metodologia incluiu: (1) brainstorm para analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, e instigar a curiosidade; (2) aula expositiva de 120 minutos com o profissional, abordando o contexto histórico, legislativo e atuações multifacetadas do SUS; (3) discussão coletiva sobre impactos sociais do SUS; e (4) culminância com os alunos da respectiva turma desenvolvendo projetos para a Feira de Ciências, como maquetes do centro de zoonoses e estações de tratamento de esgoto, repassando para a comunidade escolar os conhecimentos apreendidos, didaticamente. Os resultados evidenciaram maior engajamento dos alunos nas aulas, que demonstraram surpresa ao descobrir a abrangência do SUS, além da produção de materiais criativos. Como desafio, identificou-se a necessidade de mais tempo para aprofundamento do tema, uma vez que é muito amplo. A experiência reforçou a importância de integrar profissionais da saúde ao ambiente escolar, promovendo aprendizagem significativa e formação cidadã, em consonância com as diretrizes da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13601_TB5008_18042025095033.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BYANCA CORREIA ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Bya Correia" "autor_email" => "byanca.correia11@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }