REFLEXÕES SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132734 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5121 "inscrito_id" => 9775 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?" "resumo" => "As especificidades do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental referem-se às características únicas que essa disciplina exige no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas especificidades incluem a necessidade da utilização de métodos concretos e lúdicos para ajudarem a facilitar a aprendizagem a respeito de conceitos abstratos da matemática, como números e operações. O presente estudo tem como objetivo compreender as implicações das especificidades do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na formação e na prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida foi de natureza bibliográfica, centrando-se na revisão da literatura sobre a temática abordada e utilizando-se da abordagem qualitativa. A justificativa para esse estudo reside na importância de investigar estratégias que possam contribuir para uma aprendizagem mais relevante da matemática. Como base teórica, buscaram-se fundamentações em autores renomados na área da Educação Matemática, como D’Ambrósio (2008), Teixeira (2019) dentre outros. Com o estudo, temos que, a ludicidade e a contextualização dos conteúdos matemáticos são aspectos fundamentais para engajar os estudantes e tornar o aprendizado mais efetivo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de refelxões sobre os processos formativos de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; que as práticas pedagógicas mais eficientes envolvem a utilização de estratégias lúdicas que levem em consideração o cotidiano dos alunos, bem como a interdisciplinaridade para promover uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de que os educadores estejam preparados para adotar metodologias inovadoras e adaptadas às necessidades das crianças nos anos iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9775_TB5121_07042025150059.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ROCHA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelorochasousa2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132734 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5121 "inscrito_id" => 9775 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA?" "resumo" => "As especificidades do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental referem-se às características únicas que essa disciplina exige no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essas especificidades incluem a necessidade da utilização de métodos concretos e lúdicos para ajudarem a facilitar a aprendizagem a respeito de conceitos abstratos da matemática, como números e operações. O presente estudo tem como objetivo compreender as implicações das especificidades do ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na formação e na prática pedagógica. A pesquisa desenvolvida foi de natureza bibliográfica, centrando-se na revisão da literatura sobre a temática abordada e utilizando-se da abordagem qualitativa. A justificativa para esse estudo reside na importância de investigar estratégias que possam contribuir para uma aprendizagem mais relevante da matemática. Como base teórica, buscaram-se fundamentações em autores renomados na área da Educação Matemática, como D’Ambrósio (2008), Teixeira (2019) dentre outros. Com o estudo, temos que, a ludicidade e a contextualização dos conteúdos matemáticos são aspectos fundamentais para engajar os estudantes e tornar o aprendizado mais efetivo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de refelxões sobre os processos formativos de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais; que as práticas pedagógicas mais eficientes envolvem a utilização de estratégias lúdicas que levem em consideração o cotidiano dos alunos, bem como a interdisciplinaridade para promover uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de que os educadores estejam preparados para adotar metodologias inovadoras e adaptadas às necessidades das crianças nos anos iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9775_TB5121_07042025150059.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ROCHA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelorochasousa2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }