Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO HUMANO: COMO OS CURSOS INTEGRADOS DO IFRS ESTÃO ABORDANDO O ASSUNTO?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O desenvolvimento humano é um processo que envolve mudanças físicas, neurológicas e psicológicas, destacando a adolescência como uma fase crucial de transição para a vida adulta, marcada por conturbações, mudanças e novas responsabilidades. Nesse contexto, o ensino sobre o corpo humano é vital e deve ser introduzido desde as séries iniciais até as séries finais, promovendo a informação, a consciência corporal e a saúde. Assim, a escola desempenha um papel fundamental, integrando ciências e sociedade e oferecendo um espaço seguro para discussões que não ocorrem em casa e não são abordadas diretamente em livros didáticos. Sabe-se que os conteúdos de anatomia e fisiologia são essenciais, principalmente no Ensino Médio, mas frequentemente são abordados de forma fragmentada, levando a lacunas no conhecimento dos alunos. Pensando nisso, uma pesquisa foi realizada em 2023/2024 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande e revelou a elevada curiosidade dos alunos sobre a temática, especialmente em relação ao sistema reprodutor, com muitas perguntas não abordadas nas aulas e nos livros didáticos. Isso se deve à carga horária limitada das disciplinas de Biologia, como também a falta de metodologia alternativa que priorize as necessidades e as curiosidades reais dos estudantes, direcionando o conhecimento de maneira a torná-los protagonistas do seu aprendizado. Diante dessa realidade, o presente trabalho, ainda em desenvolvimento, visa avaliar a abordagem do conteúdo sobre corpo humano nos planos pedagógicos de cursos (PPCs) dos cursos integrados do IFRS. A metodologia contempla quatro etapas: seleção dos PPCs, análise qualitativa do conteúdo, comparação entre PPCs/cursos e divulgação dos resultados. Portanto, em um contexto educacional voltado para a formação técnica e tecnológica, a pesquisa busca promover uma formação mais ampla e adequada, alinhando a educação aos aspectos biológicos, sociais e culturais do ser humano.

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