Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E SEUS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL NA ATUALIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas antirracistas, destacando a necessidade de uma abordagem antirracista que se concretize em práticas nas salas de aula. Muitos educadores não possuem preparo adequado para tratar o racismo estrutural e promover uma educação antirracista efetiva, o que evidencia a necessidade de letramento racial para lidar com essa questão de forma sensível e consciente da sua importância. O estudo ressalta a importância da representatividade da diversidade cultural na escola e do enfrentamento do racismo nas escolas. A metodologia adotada consiste em um estudo de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfico. Serão selecionadas obras a partir do tema práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, relacionadas também à análise da implantação das diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino infantil. Pergunta-se quais práticas pedagógicas são propostas na educação infantil a partir da definição dessas diretrizes? A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Godoy (2017), Gomes (2005, 2012), Munanga (2005), Santos (2009) entre outros, que evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas voltadas para a superação do racismo, a diversidade cultural, bem como a importância do letramento racial dos educadores(as). Como conclusão advogamos que a escola pode se tornar um espaço de transformação das relações raciais ao promover uma efetiva educação antirracista

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