Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBSERVAÇÕES NATURALISTAS: UM NOVO OLHAR SOBRE A BIODIVERSIDADE COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132891
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5337
    "inscrito_id" => 4722
    "titulo" => "OBSERVAÇÕES NATURALISTAS: UM NOVO OLHAR SOBRE A BIODIVERSIDADE COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS"
    "resumo" => "A fotografia é parte das artes visuais, abrangendo inúmeras temáticas, todas com o mesmo objetivo: transmitir uma mensagem. A fotografia é uma ferramenta poderosa para ajudar na conservação do meio ambiente uma vez que através das imagens capturadas é possível fazer denúncias de crimes ambientais, identificar espécies desconhecidas à população, alertar a sociedade sobre espécies em extinção ou que podem causar algum risco, registrar como está uma determinada área e sensibilizar as pessoas para que um local não sofra interferências. Nesse aspecto este relato apresenta uma experiência exitosa realizada com alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas em Maceió, Alagoas, com o intuito de fomentar a compreensão, respeito e conservação à biodiversidade por meio da fotografia. Durante o quarto trimestre de 2024, na disciplina eletiva de Ambiente e Sustentabilidade, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do Projeto Olhares Naturalistas. O projeto consiste em quatro etapas: I. Ensinar os conceitos e técnicas de fotografia; II. Instigar os alunos a registrarem a biodiversidade ou paisagens que os cerca; III. Orientar os educandos a obterem informações sobre o assunto que foi retratado por meio de pesquisas; IV. Apresentar as imagens e resultados da pesquisa em uma exposição fotográfica. Foi observado o papel da fotografia na transferência de informação e sensibilização dos educandos no contexto de suas vivências, independente da faixa etária e do nível de aprendizagem, de modo inclusivo e contextualizado, não só com o espaço social, mas considerando a pluralidade dos ambientes do convívio dos alunos. A fotografia se mostrou como um excelente instrumento na formação de cidadãos com cultura de conservação ambiental mais conscientes e com percepção de cuidado ao ambiente que os cerca."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4722_TB5337_07042025205156.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS OLIVEIRA BEVILAQUA"
    "autor_nome_curto" => "MARCUSBEVILAQUA"
    "autor_email" => "markus_bevilaqua@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132891
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5337
    "inscrito_id" => 4722
    "titulo" => "OBSERVAÇÕES NATURALISTAS: UM NOVO OLHAR SOBRE A BIODIVERSIDADE COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS"
    "resumo" => "A fotografia é parte das artes visuais, abrangendo inúmeras temáticas, todas com o mesmo objetivo: transmitir uma mensagem. A fotografia é uma ferramenta poderosa para ajudar na conservação do meio ambiente uma vez que através das imagens capturadas é possível fazer denúncias de crimes ambientais, identificar espécies desconhecidas à população, alertar a sociedade sobre espécies em extinção ou que podem causar algum risco, registrar como está uma determinada área e sensibilizar as pessoas para que um local não sofra interferências. Nesse aspecto este relato apresenta uma experiência exitosa realizada com alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas em Maceió, Alagoas, com o intuito de fomentar a compreensão, respeito e conservação à biodiversidade por meio da fotografia. Durante o quarto trimestre de 2024, na disciplina eletiva de Ambiente e Sustentabilidade, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do Projeto Olhares Naturalistas. O projeto consiste em quatro etapas: I. Ensinar os conceitos e técnicas de fotografia; II. Instigar os alunos a registrarem a biodiversidade ou paisagens que os cerca; III. Orientar os educandos a obterem informações sobre o assunto que foi retratado por meio de pesquisas; IV. Apresentar as imagens e resultados da pesquisa em uma exposição fotográfica. Foi observado o papel da fotografia na transferência de informação e sensibilização dos educandos no contexto de suas vivências, independente da faixa etária e do nível de aprendizagem, de modo inclusivo e contextualizado, não só com o espaço social, mas considerando a pluralidade dos ambientes do convívio dos alunos. A fotografia se mostrou como um excelente instrumento na formação de cidadãos com cultura de conservação ambiental mais conscientes e com percepção de cuidado ao ambiente que os cerca."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4722_TB5337_07042025205156.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS OLIVEIRA BEVILAQUA"
    "autor_nome_curto" => "MARCUSBEVILAQUA"
    "autor_email" => "markus_bevilaqua@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A fotografia é parte das artes visuais, abrangendo inúmeras temáticas, todas com o mesmo objetivo: transmitir uma mensagem. A fotografia é uma ferramenta poderosa para ajudar na conservação do meio ambiente uma vez que através das imagens capturadas é possível fazer denúncias de crimes ambientais, identificar espécies desconhecidas à população, alertar a sociedade sobre espécies em extinção ou que podem causar algum risco, registrar como está uma determinada área e sensibilizar as pessoas para que um local não sofra interferências. Nesse aspecto este relato apresenta uma experiência exitosa realizada com alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas em Maceió, Alagoas, com o intuito de fomentar a compreensão, respeito e conservação à biodiversidade por meio da fotografia. Durante o quarto trimestre de 2024, na disciplina eletiva de Ambiente e Sustentabilidade, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio de duas escolas da rede pública participaram do Projeto Olhares Naturalistas. O projeto consiste em quatro etapas: I. Ensinar os conceitos e técnicas de fotografia; II. Instigar os alunos a registrarem a biodiversidade ou paisagens que os cerca; III. Orientar os educandos a obterem informações sobre o assunto que foi retratado por meio de pesquisas; IV. Apresentar as imagens e resultados da pesquisa em uma exposição fotográfica. Foi observado o papel da fotografia na transferência de informação e sensibilização dos educandos no contexto de suas vivências, independente da faixa etária e do nível de aprendizagem, de modo inclusivo e contextualizado, não só com o espaço social, mas considerando a pluralidade dos ambientes do convívio dos alunos. A fotografia se mostrou como um excelente instrumento na formação de cidadãos com cultura de conservação ambiental mais conscientes e com percepção de cuidado ao ambiente que os cerca.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.