INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA DE ALENCAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132917 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5376 "inscrito_id" => 6917 "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA DE ALENCAR" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na instituição EEIF Ossian Alencar Araripe, localizada no distrito de Carmelópolis, município de Campos Sales – CE. O estudo é de abordagem qualitativa, sendo de nível descritivo e classificado como relato de experiência. O projeto proporcionou uma imersão na prática docente, permitindo aos bolsistas aplicar metodologias ativas e dinâmicas no ensino fundamental anos finais. As atividades integraram teoria e prática, promovendo a interação entre licenciandos, professores supervisores e estudantes, com foco na melhoria do ensino e na construção de um ambiente de aprendizagem mais significativo e transformador. As intervenções pedagógicas abrangeram diversas áreas do conhecimento, com foco em estratégias inovadoras para ampliar o engajamento dos estudantes e da comunidade. O PIBID também proporcionou o enfrentamento dos desafios da docência, como a adaptação dos conteúdos à realidade dos alunos e a necessidade de metodologias diversificadas para atender diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a experiência contribuiu de forma significativa para a formação dos bolsistas, fortalecendo sua identidade docente e aprofundando a compreensão do contexto escolar por meio da articulação entre teoria e prática. Ademais, o programa favorece a aproximação com a realidade educacional e incentiva práticas pedagógicas mais reflexivas e eficazes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6917_TB5376_07042025214315.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO IAGO RODRIGUES LIMA LOPES" "autor_nome_curto" => "JOAO IAGO" "autor_email" => "joao.iago@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132917 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5376 "inscrito_id" => 6917 "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID URCA-CAMPUS BÁRBARA DE ALENCAR" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na instituição EEIF Ossian Alencar Araripe, localizada no distrito de Carmelópolis, município de Campos Sales – CE. O estudo é de abordagem qualitativa, sendo de nível descritivo e classificado como relato de experiência. O projeto proporcionou uma imersão na prática docente, permitindo aos bolsistas aplicar metodologias ativas e dinâmicas no ensino fundamental anos finais. As atividades integraram teoria e prática, promovendo a interação entre licenciandos, professores supervisores e estudantes, com foco na melhoria do ensino e na construção de um ambiente de aprendizagem mais significativo e transformador. As intervenções pedagógicas abrangeram diversas áreas do conhecimento, com foco em estratégias inovadoras para ampliar o engajamento dos estudantes e da comunidade. O PIBID também proporcionou o enfrentamento dos desafios da docência, como a adaptação dos conteúdos à realidade dos alunos e a necessidade de metodologias diversificadas para atender diferentes estilos de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a experiência contribuiu de forma significativa para a formação dos bolsistas, fortalecendo sua identidade docente e aprofundando a compreensão do contexto escolar por meio da articulação entre teoria e prática. Ademais, o programa favorece a aproximação com a realidade educacional e incentiva práticas pedagógicas mais reflexivas e eficazes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6917_TB5376_07042025214315.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO IAGO RODRIGUES LIMA LOPES" "autor_nome_curto" => "JOAO IAGO" "autor_email" => "joao.iago@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }