RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LINGUÍSTICA APLICADA: UMA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133001 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5481 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LINGUÍSTICA APLICADA: UMA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este estudo examina a importância do estágio supervisionado para a formação docente inicial e continuada, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. O foco principal do trabalho foi analisar o gênero relatório de estágio supervisionado, a partir da perspectiva do que é o relatório de estágio na vida acadêmica. Utilizou-se uma abordagem transdisciplinar da L.A como citada por Kleiman (2019), com base em estudos da Linguística e no gênero relatório de estágio supervisionado como uma possibilidade de estudo para formação docente. A intersecção entre o estágio supervisionado e a linguística aplicada é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para melhorias das práticas docentes. A realização do estágio supervisionado proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados, contribuindo assim para o aprimoramento de suas habilidades e competências na área da Linguística Aplicada. A abordagem transdisciplinar da LA enriquece a metodologia utilizada na pesquisa que se trata de uma revisão sistemática de literatura, que como cita Minayo (1994), “é onde o universo social de valores e aspirações se aprofundam dentro de um desenvolvimento bibliográfico.” Foram utilizadas leituras de obras na integra, físicas e digitais, como Kleiman, Freire, Benzerman e artigos científicos coletados em plataformas acadêmicas como Sciello, Google Acadêmico e Repositórios universitários no período estimado dos últimos 10 anos. A análise dos textos e das práticas docentes na área da linguística aplicada na formação de docente é essencial para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas educacionais. As discussões desses dados requerem um olhar metodológico e do tema em questão. Através de uma abordagem criteriosa, é possível analisar as contribuições para o desenvolvimento contínuo da área e para a formação continuada inicial ou continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1010_TB5481_10042025004345.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PALOMA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA PALOMA" "autor_email" => "palomagomessbu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133001 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5481 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A LINGUÍSTICA APLICADA: UMA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este estudo examina a importância do estágio supervisionado para a formação docente inicial e continuada, sob a perspectiva da Linguística Aplicada. O foco principal do trabalho foi analisar o gênero relatório de estágio supervisionado, a partir da perspectiva do que é o relatório de estágio na vida acadêmica. Utilizou-se uma abordagem transdisciplinar da L.A como citada por Kleiman (2019), com base em estudos da Linguística e no gênero relatório de estágio supervisionado como uma possibilidade de estudo para formação docente. A intersecção entre o estágio supervisionado e a linguística aplicada é crucial para o desenvolvimento acadêmico e para melhorias das práticas docentes. A realização do estágio supervisionado proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos estudados, contribuindo assim para o aprimoramento de suas habilidades e competências na área da Linguística Aplicada. A abordagem transdisciplinar da LA enriquece a metodologia utilizada na pesquisa que se trata de uma revisão sistemática de literatura, que como cita Minayo (1994), “é onde o universo social de valores e aspirações se aprofundam dentro de um desenvolvimento bibliográfico.” Foram utilizadas leituras de obras na integra, físicas e digitais, como Kleiman, Freire, Benzerman e artigos científicos coletados em plataformas acadêmicas como Sciello, Google Acadêmico e Repositórios universitários no período estimado dos últimos 10 anos. A análise dos textos e das práticas docentes na área da linguística aplicada na formação de docente é essencial para o avanço do conhecimento e aprimoramento das práticas educacionais. As discussões desses dados requerem um olhar metodológico e do tema em questão. Através de uma abordagem criteriosa, é possível analisar as contribuições para o desenvolvimento contínuo da área e para a formação continuada inicial ou continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1010_TB5481_10042025004345.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PALOMA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA PALOMA" "autor_email" => "palomagomessbu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }