TAMBÉM ESTOU NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133019 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5503 "inscrito_id" => 3701 "titulo" => "TAMBÉM ESTOU NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições de ensino, revelou a necessidade de melhorias e adaptações no ambiente escolar. O TEA, caracterizado como uma síndrome e não uma doença, por não possuir cura e impactar principalmente o comportamento, a motricidade e a comunicação, demanda práticas pedagógicas inclusivas e a formação adequada dos professores e demais profissionais envolvidos na educação e socialização desses estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre estratégias para a inclusão de estudantes com autismo no espaço escolar. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com recorte temporal dos últimos três anos, buscando compreender as produções mais recentes sobre o tema. A intenção foi contribuir, tanto do ponto de vista científico quanto social, para a ampliação do conhecimento entre professores da educação básica. Os resultados apontaram para a necessidade de mais pesquisas e reflexão sobre o planejamento individualizado para atendimento de demanda específica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3701_TB5503_08042025075427.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE AMARAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucieneamaral3110@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133019 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5503 "inscrito_id" => 3701 "titulo" => "TAMBÉM ESTOU NA ESCOLA: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições de ensino, revelou a necessidade de melhorias e adaptações no ambiente escolar. O TEA, caracterizado como uma síndrome e não uma doença, por não possuir cura e impactar principalmente o comportamento, a motricidade e a comunicação, demanda práticas pedagógicas inclusivas e a formação adequada dos professores e demais profissionais envolvidos na educação e socialização desses estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre estratégias para a inclusão de estudantes com autismo no espaço escolar. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, com recorte temporal dos últimos três anos, buscando compreender as produções mais recentes sobre o tema. A intenção foi contribuir, tanto do ponto de vista científico quanto social, para a ampliação do conhecimento entre professores da educação básica. Os resultados apontaram para a necessidade de mais pesquisas e reflexão sobre o planejamento individualizado para atendimento de demanda específica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3701_TB5503_08042025075427.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE AMARAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIENE" "autor_email" => "lucieneamaral3110@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }