LIVRO CARTONERO ´´POETIZANDO O PEQUENO PRÍNCIPE´´
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133025 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 8630 "titulo" => "LIVRO CARTONERO ´´POETIZANDO O PEQUENO PRÍNCIPE´´" "resumo" => "A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. A produção desta pesquisa justifica-se por desenvolver o hábito e gosto pela leitura, promovendo uma educação de qualidade e proporcionando oportunidades para explorar temas e emoções de maneira profunda e pessoal. Sua produção combina a poesia com a essência do livro "O Pequeno Príncipe", criando uma obra única e expressiva. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura explorando temas e emoções dos educandos, desenvolvendo habilidades de escrita, desenho, expressão criativa e refletindo sobre questões de sustentabilidade e econômicas. Esta pesquisa participante, desenvolveu-se em cinco (5) etapas, 1ª etapa: realização de tertúlia literária: discussão sobre o clássico "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry; 2ª etapa: Rodas de discussão sobre temas e emoções presentes no livro, momento para estudantes expressarem livremente suas emoções ao realizar a leitura do livro; 3ª etapa: grupos de escrita de poesias que refletem sobre temas e emoções presentes no livro. Em nossa 4ª etapa os estudantes participam da oficina de criação do livro cartonero (sua base: material reciclável papelão), criação de capa e costura das poesias produzidas; 5ª etapa apresentação da obra literária produzida para comunidade escolar, com criação de espaço para leitura e recital de poesias. Portanto, oportunizou a criação de uma obra literária que combina a essência do clássico "O Pequeno Príncipe" com a expressividade da poesia, apresentada em um formato cartonero único e acessível. A obra final apresentada para a comunidade escolar permitiu a apreciação do resultado reflexivo e criativo, valorizando a criatividade e a diversidade na criação dos estudantes, uma experiência enriquecedora que favoreceu o desenvolvimento do hábito da leitura, habilidades criativas, exploração de temas, emoções dos estudantes e reflexão sobre sustentabilidade, promovendo uma educação inclusiva e equitativa de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8630_TB5509_08042025080843.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DANETTE" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "inclusaofran@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133025 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5509 "inscrito_id" => 8630 "titulo" => "LIVRO CARTONERO ´´POETIZANDO O PEQUENO PRÍNCIPE´´" "resumo" => "A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. A produção desta pesquisa justifica-se por desenvolver o hábito e gosto pela leitura, promovendo uma educação de qualidade e proporcionando oportunidades para explorar temas e emoções de maneira profunda e pessoal. Sua produção combina a poesia com a essência do livro "O Pequeno Príncipe", criando uma obra única e expressiva. Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura explorando temas e emoções dos educandos, desenvolvendo habilidades de escrita, desenho, expressão criativa e refletindo sobre questões de sustentabilidade e econômicas. Esta pesquisa participante, desenvolveu-se em cinco (5) etapas, 1ª etapa: realização de tertúlia literária: discussão sobre o clássico "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry; 2ª etapa: Rodas de discussão sobre temas e emoções presentes no livro, momento para estudantes expressarem livremente suas emoções ao realizar a leitura do livro; 3ª etapa: grupos de escrita de poesias que refletem sobre temas e emoções presentes no livro. Em nossa 4ª etapa os estudantes participam da oficina de criação do livro cartonero (sua base: material reciclável papelão), criação de capa e costura das poesias produzidas; 5ª etapa apresentação da obra literária produzida para comunidade escolar, com criação de espaço para leitura e recital de poesias. Portanto, oportunizou a criação de uma obra literária que combina a essência do clássico "O Pequeno Príncipe" com a expressividade da poesia, apresentada em um formato cartonero único e acessível. A obra final apresentada para a comunidade escolar permitiu a apreciação do resultado reflexivo e criativo, valorizando a criatividade e a diversidade na criação dos estudantes, uma experiência enriquecedora que favoreceu o desenvolvimento do hábito da leitura, habilidades criativas, exploração de temas, emoções dos estudantes e reflexão sobre sustentabilidade, promovendo uma educação inclusiva e equitativa de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8630_TB5509_08042025080843.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DANETTE" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "inclusaofran@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }