CONEXÕES QUE TRANSFORMAM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE BUSCA ATIVA ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133084 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5586 "inscrito_id" => 12431 "titulo" => "CONEXÕES QUE TRANSFORMAM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE BUSCA ATIVA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho se constitui como um relato de experiência como bolsista do Programa Monitoria- PE no contexto de atuação da Busca Ativa Escolar(BAE). Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Governo do Estado, o Programa de Busca Ativa Escolar implementado na Rede Estadual de Pernambuco tem exercido papel primordial na identificação e acompanhamento de jovens e adolescentes em riscos de abandono e saída do sistema educacional. Como bolsista, detalho os resultados positivos obtidos ao longo da minha atuação como monitora. Faz-se imperioso destacar que a experiência vivenciada tem sido de grande relevância para a minha trajetória acadêmica e profissional. Durante minha jornada, tive a oportunidade de desenvolver projetos de intervenção com o objetivo de minimizar os impactos na saúde mental de estudantes com tendência a evasão escolar, tais intervenções proporcionaram a criação de estratégias e ações pedagógicas. Além disso, o Programa Monitoria-PE possibilitou um espaço de aprendizagem colaborativo e acolhedor, onde foi possível aproximar os laços família-escola através do processo de escuta ativa. A idealização e vivência do projeto “Conexões que transformam”, fortaleceu meu conhecimento teórico e ampliou minha visão sobre a importância da BAE e o papel essencial que a mesma exerce na Educação Básica. As etapas vivenciadas no projeto foram: Escuta ativa dos estudantes, momentos com as famílias e estudantes mediados por psicólogas e produção de materiais autorais feitos pelos estudantes para campanhas de sensibilização na escola. O referido projeto está em andamento e tem sido veículo de fortalecimento de parcerias interinstitucionais e mostra-se indispensável para o acompanhamento de estudantes que apresentam riscos de abandono estudantil, evidenciando seu impacto positivo para o combate a evasão escolar, uma vez que convida o estudante a construir outra visão sobre a relevância de sua permanência na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12431_TB5586_08042025104452.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MARIA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vihnascimento.2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133084 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5586 "inscrito_id" => 12431 "titulo" => "CONEXÕES QUE TRANSFORMAM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE BUSCA ATIVA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho se constitui como um relato de experiência como bolsista do Programa Monitoria- PE no contexto de atuação da Busca Ativa Escolar(BAE). Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Governo do Estado, o Programa de Busca Ativa Escolar implementado na Rede Estadual de Pernambuco tem exercido papel primordial na identificação e acompanhamento de jovens e adolescentes em riscos de abandono e saída do sistema educacional. Como bolsista, detalho os resultados positivos obtidos ao longo da minha atuação como monitora. Faz-se imperioso destacar que a experiência vivenciada tem sido de grande relevância para a minha trajetória acadêmica e profissional. Durante minha jornada, tive a oportunidade de desenvolver projetos de intervenção com o objetivo de minimizar os impactos na saúde mental de estudantes com tendência a evasão escolar, tais intervenções proporcionaram a criação de estratégias e ações pedagógicas. Além disso, o Programa Monitoria-PE possibilitou um espaço de aprendizagem colaborativo e acolhedor, onde foi possível aproximar os laços família-escola através do processo de escuta ativa. A idealização e vivência do projeto “Conexões que transformam”, fortaleceu meu conhecimento teórico e ampliou minha visão sobre a importância da BAE e o papel essencial que a mesma exerce na Educação Básica. As etapas vivenciadas no projeto foram: Escuta ativa dos estudantes, momentos com as famílias e estudantes mediados por psicólogas e produção de materiais autorais feitos pelos estudantes para campanhas de sensibilização na escola. O referido projeto está em andamento e tem sido veículo de fortalecimento de parcerias interinstitucionais e mostra-se indispensável para o acompanhamento de estudantes que apresentam riscos de abandono estudantil, evidenciando seu impacto positivo para o combate a evasão escolar, uma vez que convida o estudante a construir outra visão sobre a relevância de sua permanência na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12431_TB5586_08042025104452.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MARIA DOS SANTOS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vihnascimento.2013@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }