Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÕES QUE TRANSFORMAM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE BUSCA ATIVA ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho se constitui como um relato de experiência como bolsista do Programa Monitoria- PE no contexto de atuação da Busca Ativa Escolar(BAE). Iniciativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Governo do Estado, o Programa de Busca Ativa Escolar implementado na Rede Estadual de Pernambuco tem exercido papel primordial na identificação e acompanhamento de jovens e adolescentes em riscos de abandono e saída do sistema educacional. Como bolsista, detalho os resultados positivos obtidos ao longo da minha atuação como monitora. Faz-se imperioso destacar que a experiência vivenciada tem sido de grande relevância para a minha trajetória acadêmica e profissional. Durante minha jornada, tive a oportunidade de desenvolver projetos de intervenção com o objetivo de minimizar os impactos na saúde mental de estudantes com tendência a evasão escolar, tais intervenções proporcionaram a criação de estratégias e ações pedagógicas. Além disso, o Programa Monitoria-PE possibilitou um espaço de aprendizagem colaborativo e acolhedor, onde foi possível aproximar os laços família-escola através do processo de escuta ativa. A idealização e vivência do projeto “Conexões que transformam”, fortaleceu meu conhecimento teórico e ampliou minha visão sobre a importância da BAE e o papel essencial que a mesma exerce na Educação Básica. As etapas vivenciadas no projeto foram: Escuta ativa dos estudantes, momentos com as famílias e estudantes mediados por psicólogas e produção de materiais autorais feitos pelos estudantes para campanhas de sensibilização na escola. O referido projeto está em andamento e tem sido veículo de fortalecimento de parcerias interinstitucionais e mostra-se indispensável para o acompanhamento de estudantes que apresentam riscos de abandono estudantil, evidenciando seu impacto positivo para o combate a evasão escolar, uma vez que convida o estudante a construir outra visão sobre a relevância de sua permanência na escola.

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