ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS: VISÃO CRÍTICA DAS "INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS" E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133211 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5755 "inscrito_id" => 10749 "titulo" => "ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS: VISÃO CRÍTICA DAS "INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS" E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO" "resumo" => "Este artigo analisa a integração de estratégias de aprendizagem CRI-ativas mediadas por tecnologias digitais no contexto do Ensino Médio Técnico Integrado, a partir das perspectivas críticas docentes. A investigação, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas para compreender como essas práticas pedagógicas consideradas inovadoras são concebidas e implementadas. O referencial teórico inclui autores como Prensky (2010), Valente (2018, 2023), Perrenoud (2013), Nóvoa (2019). Os resultados indicam que a incorporação de metodologias ativas tecnologicamente mediadas promove engajamento estudantil e o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais nos discentes. No entanto, identificou-se que o uso dessas metodologias pode ocorrer de forma acrítica, reproduzindo lógicas mercadológicas e tecnicistas. Além disso, persistem diversos desafios relacionados à infraestrutura digital, formação continuada de professores e adaptação curricular. Nesse sentido, a efetividade das práticas inovadoras depende da articulação de fatores que não estão somente na ação e no domínio tecnológico do professor, mas relacionados a gestão, estrutura física, a intencionalidade pedagógica, e toda contextualização ao perfil profissional que se pretende ofertar aos alunos dos cursos técnicos integrados, apontando para a necessidade de políticas institucionais que fomentem a cultura de inovação educacional alinhada às especificidades dessa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10749_TB5755_08042025141459.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENIR DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LENIR" "autor_email" => "lenir.silva@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133211 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5755 "inscrito_id" => 10749 "titulo" => "ENTRE DISCURSOS E PRÁTICAS: VISÃO CRÍTICA DAS "INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS" E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO" "resumo" => "Este artigo analisa a integração de estratégias de aprendizagem CRI-ativas mediadas por tecnologias digitais no contexto do Ensino Médio Técnico Integrado, a partir das perspectivas críticas docentes. A investigação, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada com docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas para compreender como essas práticas pedagógicas consideradas inovadoras são concebidas e implementadas. O referencial teórico inclui autores como Prensky (2010), Valente (2018, 2023), Perrenoud (2013), Nóvoa (2019). Os resultados indicam que a incorporação de metodologias ativas tecnologicamente mediadas promove engajamento estudantil e o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais nos discentes. No entanto, identificou-se que o uso dessas metodologias pode ocorrer de forma acrítica, reproduzindo lógicas mercadológicas e tecnicistas. Além disso, persistem diversos desafios relacionados à infraestrutura digital, formação continuada de professores e adaptação curricular. Nesse sentido, a efetividade das práticas inovadoras depende da articulação de fatores que não estão somente na ação e no domínio tecnológico do professor, mas relacionados a gestão, estrutura física, a intencionalidade pedagógica, e toda contextualização ao perfil profissional que se pretende ofertar aos alunos dos cursos técnicos integrados, apontando para a necessidade de políticas institucionais que fomentem a cultura de inovação educacional alinhada às especificidades dessa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10749_TB5755_08042025141459.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENIR DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LENIR" "autor_email" => "lenir.silva@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }