Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA QUE EU QUERO: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A permanência de professores em uma mesma escola é fator determinante para o desenvolvimento de projetos educacionais, o acompanhamento dos resultados de aprendizagem e a construção de vínculos pessoais, profissionais e afetivos. Os dados de 2017 do Índice de Regularidade Docente (IRD) do INEP apresentavam um quadro preocupante a esse respeito nas escolas da rede estadual de São Paulo. Assim, esta proposta apresentará um recorte da pesquisa realizada por Castro (2019), com ênfase em como a questão do cuidar permeia as ações empreendidas por uma unidade dessa rede de educação, cujo resultado é a escolha dos professores em permanecer nela. O referencial teórico fundamenta-se em Esteve Zaragaza (1992), Vinha (2016), Wallon (1968, 1986), Almeida (2012), entre outros. Para conhecer quais ações contribuem para que a instituição mantenha seu quadro de profissionais com baixa rotatividade, foram realizadas entrevistas reflexivas com sete profissionais da unidade (cinco professores, a vice-diretora e a diretora da unidade). Da análise das transcrições, emergiram sete categorias, que indicaram que o cuidado com a infraestrutura – favorecendo a participação e colaboração das famílias; com o aprendizado – permitindo que os resultados positivos sejam perceptíveis; com a disciplina e com o trabalho coletivo – fazendo com que o professor se sinta valorizado em sua atividade profissional, é primordial para manter o clima escolar positivo e para que os profissionais de educação queiram permanecer na escola.

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