A ESCOLA QUE EU QUERO: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133271 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5844 "inscrito_id" => 11120 "titulo" => "A ESCOLA QUE EU QUERO: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO" "resumo" => "A permanência de professores em uma mesma escola é fator determinante para o desenvolvimento de projetos educacionais, o acompanhamento dos resultados de aprendizagem e a construção de vínculos pessoais, profissionais e afetivos. Os dados de 2017 do Índice de Regularidade Docente (IRD) do INEP apresentavam um quadro preocupante a esse respeito nas escolas da rede estadual de São Paulo. Assim, esta proposta apresentará um recorte da pesquisa realizada por Castro (2019), com ênfase em como a questão do cuidar permeia as ações empreendidas por uma unidade dessa rede de educação, cujo resultado é a escolha dos professores em permanecer nela. O referencial teórico fundamenta-se em Esteve Zaragaza (1992), Vinha (2016), Wallon (1968, 1986), Almeida (2012), entre outros. Para conhecer quais ações contribuem para que a instituição mantenha seu quadro de profissionais com baixa rotatividade, foram realizadas entrevistas reflexivas com sete profissionais da unidade (cinco professores, a vice-diretora e a diretora da unidade). Da análise das transcrições, emergiram sete categorias, que indicaram que o cuidado com a infraestrutura – favorecendo a participação e colaboração das famílias; com o aprendizado – permitindo que os resultados positivos sejam perceptíveis; com a disciplina e com o trabalho coletivo – fazendo com que o professor se sinta valorizado em sua atividade profissional, é primordial para manter o clima escolar positivo e para que os profissionais de educação queiram permanecer na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11120_TB5844_09042025183816.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE MATHIAS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ELAINE CASTRO" "autor_email" => "emdec2013@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133271 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5844 "inscrito_id" => 11120 "titulo" => "A ESCOLA QUE EU QUERO: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO" "resumo" => "A permanência de professores em uma mesma escola é fator determinante para o desenvolvimento de projetos educacionais, o acompanhamento dos resultados de aprendizagem e a construção de vínculos pessoais, profissionais e afetivos. Os dados de 2017 do Índice de Regularidade Docente (IRD) do INEP apresentavam um quadro preocupante a esse respeito nas escolas da rede estadual de São Paulo. Assim, esta proposta apresentará um recorte da pesquisa realizada por Castro (2019), com ênfase em como a questão do cuidar permeia as ações empreendidas por uma unidade dessa rede de educação, cujo resultado é a escolha dos professores em permanecer nela. O referencial teórico fundamenta-se em Esteve Zaragaza (1992), Vinha (2016), Wallon (1968, 1986), Almeida (2012), entre outros. Para conhecer quais ações contribuem para que a instituição mantenha seu quadro de profissionais com baixa rotatividade, foram realizadas entrevistas reflexivas com sete profissionais da unidade (cinco professores, a vice-diretora e a diretora da unidade). Da análise das transcrições, emergiram sete categorias, que indicaram que o cuidado com a infraestrutura – favorecendo a participação e colaboração das famílias; com o aprendizado – permitindo que os resultados positivos sejam perceptíveis; com a disciplina e com o trabalho coletivo – fazendo com que o professor se sinta valorizado em sua atividade profissional, é primordial para manter o clima escolar positivo e para que os profissionais de educação queiram permanecer na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11120_TB5844_09042025183816.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE MATHIAS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "ELAINE CASTRO" "autor_email" => "emdec2013@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }