Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS QUE LEVAM PROFESSORES À READAPTAÇÃO FUNCIONAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente investigação versa sobre as causas que levam os professores da Escola Estadual Humberto Mendes, na Cidade de Palmeira dos Índios – Alagoas, à readaptação de função. O afastamento de professores é uma problemática enfrentada pela educação brasileira. A escola em estudo tem 56 anos de fundação, é veterana na cidade e tem destaque por formar grandes nomes no cenário alagoano, com alto índice de afastamento do trabalho e de readaptação funcional. A pesquisa descreve as condições de trabalho dos profesores; e demonstra os aspectos que condicionam o bem-estar dos professores. Podemos concluir que esta pesquisa aponta os principais motivos do problema em questão. O estresse ocupacional é uma das principais causas de problemas de saúde entre os professores. Segundo Pereira (2014), a profissão docente está diretamente relacionada ao estresse devido à sobrecarga de trabalho, à pressão por resultados educacionais, e à falta de recursos e apoio institucional. Isso pode gerar uma série de problemas psicológicos, como a síndrome de burnout, ansiedade e depressão. Em relação à saúde física, as posturas inadequadas durante as aulas e o uso excessivo da voz são fatores que frequentemente afetam os professores. Estudos como o de Costa et al. (2015) sugerem que os professores estão expostos a riscos como problemas de voz, doenças respiratórias e distúrbios musculoesqueléticos devido à falta de tempo para cuidados preventivos. Os resultados primários demonstram que os impactos psicológicos da readaptação, como estresse e depressão são constantes, necessitando a implementação de políticas públicas para melhorar as condições de trabalho dos professores.

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