Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO LARGO, ESTADO DE ALAGOAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133347
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5952
    "inscrito_id" => 13645
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO LARGO, ESTADO DE ALAGOAS."
    "resumo" => "As práticas de ensino na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Nessa fase, o brincar é considerado a principal forma de aprendizagem, pois permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor de forma lúdica e criativa. Além disso, a aprendizagem ativa é incentivada, ou seja, as crianças são motivadas a investigar, experimentar e interagir com o ambiente de forma participativa. A socialização também desempenha um papel fundamental, auxiliando as crianças a desenvolverem habilidades de convívio, como respeito, cooperação e resolução de conflitos. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas de ensino na Educação Infantil da rede municipal de Rio Largo. Fundamenta-se em autores como Vygotsky (1998), Jean Piaget (1975), Maria Montessori (2000) e em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2017). Nessa perspectiva de atender às diferentes necessidades de aprendizagem, o professor utiliza uma variedade de estratégias pedagógicas, como atividades sensoriais, contação de histórias, músicalização e arte, permitindo que cada criança aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses. O acompanhamento e a observação contínua do desenvolvimento de cada criança são essenciais para ajustar as práticas de ensino e promover o aprendizado individualizado. Ademais, o ambiente de aprendizagem significativa deve ser acolhedor e estimulante, com materiais que favoreçam a curiosidade e a exploração, criando condições para o desenvolvimento de uma base sólida para a aprendizagem futura. Sustentado por estudos pioneiros e pelas diretrizes da BNCC, o papel do docente nesse contexto reforça a essencia na formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos, capazes de construir saberes a partir de suas experiências de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13645_TB5952_08042025165514.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYKAELLE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MYKAELLE"
    "autor_email" => "mykaellesilva26@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133347
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5952
    "inscrito_id" => 13645
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE RIO LARGO, ESTADO DE ALAGOAS."
    "resumo" => "As práticas de ensino na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Nessa fase, o brincar é considerado a principal forma de aprendizagem, pois permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor de forma lúdica e criativa. Além disso, a aprendizagem ativa é incentivada, ou seja, as crianças são motivadas a investigar, experimentar e interagir com o ambiente de forma participativa. A socialização também desempenha um papel fundamental, auxiliando as crianças a desenvolverem habilidades de convívio, como respeito, cooperação e resolução de conflitos. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas de ensino na Educação Infantil da rede municipal de Rio Largo. Fundamenta-se em autores como Vygotsky (1998), Jean Piaget (1975), Maria Montessori (2000) e em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2017). Nessa perspectiva de atender às diferentes necessidades de aprendizagem, o professor utiliza uma variedade de estratégias pedagógicas, como atividades sensoriais, contação de histórias, músicalização e arte, permitindo que cada criança aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses. O acompanhamento e a observação contínua do desenvolvimento de cada criança são essenciais para ajustar as práticas de ensino e promover o aprendizado individualizado. Ademais, o ambiente de aprendizagem significativa deve ser acolhedor e estimulante, com materiais que favoreçam a curiosidade e a exploração, criando condições para o desenvolvimento de uma base sólida para a aprendizagem futura. Sustentado por estudos pioneiros e pelas diretrizes da BNCC, o papel do docente nesse contexto reforça a essencia na formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos, capazes de construir saberes a partir de suas experiências de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13645_TB5952_08042025165514.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYKAELLE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MYKAELLE"
    "autor_email" => "mykaellesilva26@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As práticas de ensino na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Nessa fase, o brincar é considerado a principal forma de aprendizagem, pois permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor de forma lúdica e criativa. Além disso, a aprendizagem ativa é incentivada, ou seja, as crianças são motivadas a investigar, experimentar e interagir com o ambiente de forma participativa. A socialização também desempenha um papel fundamental, auxiliando as crianças a desenvolverem habilidades de convívio, como respeito, cooperação e resolução de conflitos. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas de ensino na Educação Infantil da rede municipal de Rio Largo. Fundamenta-se em autores como Vygotsky (1998), Jean Piaget (1975), Maria Montessori (2000) e em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, BRASIL, 2017). Nessa perspectiva de atender às diferentes necessidades de aprendizagem, o professor utiliza uma variedade de estratégias pedagógicas, como atividades sensoriais, contação de histórias, músicalização e arte, permitindo que cada criança aprenda no seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses. O acompanhamento e a observação contínua do desenvolvimento de cada criança são essenciais para ajustar as práticas de ensino e promover o aprendizado individualizado. Ademais, o ambiente de aprendizagem significativa deve ser acolhedor e estimulante, com materiais que favoreçam a curiosidade e a exploração, criando condições para o desenvolvimento de uma base sólida para a aprendizagem futura. Sustentado por estudos pioneiros e pelas diretrizes da BNCC, o papel do docente nesse contexto reforça a essencia na formação de sujeitos autônomos, críticos e criativos, capazes de construir saberes a partir de suas experiências de mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.