AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5954 "inscrito_id" => 12899 "titulo" => "AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "O estudo sistematizou uma unidade temática do componente curricular Educação Física com os conteúdos Dança e Luta no Ensino Médio, explorando e valorizando as tradições culturais afro-brasileiras no contexto escolar. Reconhecemos que as danças e lutas afro-brasileiras representam uma parte fundamental do patrimônio cultural do Brasil, refletindo a história, a resistência e a criatividade dos povos africanos e seus descendentes. Foram desenvolvidas 12 aulas em uma escola da rede estadual de Pernambuco, na cidade de Caruaru, com 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tendo como conteúdos centrais a Dança e a Luta, mais especificamente, o Maculelê e a Capoeira. As aulas, teóricas e práticas, buscaram aprofundar as origens, saberes e práticas sobre as danças e lutas afro-brasileiras. Acreditamos que ao incorporar essas manifestações culturais nas aulas de Educação Física, os/as educadores/as têm a oportunidade de enriquecer a experiência educacional dos/as estudantes, pois entram em contato com a diversidade cultural, ampliando seus horizontes e valorizando as tradições afro-brasileiras, promovendo a inclusão e o respeito através da valorização das culturas afro-brasileiras e contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso. O estudo gerou um recurso educacional, no formato de e-book, que visa contribuir com a transformação da Educação Física em um campo fértil para a valorização cultural e a promoção do antirracismo, atendendo um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a saber: Promoção da Igualdade Étnico-Racial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12899_TB5954_08042025165602.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON MATHEUS LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson_mls@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5954 "inscrito_id" => 12899 "titulo" => "AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL" "resumo" => "O estudo sistematizou uma unidade temática do componente curricular Educação Física com os conteúdos Dança e Luta no Ensino Médio, explorando e valorizando as tradições culturais afro-brasileiras no contexto escolar. Reconhecemos que as danças e lutas afro-brasileiras representam uma parte fundamental do patrimônio cultural do Brasil, refletindo a história, a resistência e a criatividade dos povos africanos e seus descendentes. Foram desenvolvidas 12 aulas em uma escola da rede estadual de Pernambuco, na cidade de Caruaru, com 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, tendo como conteúdos centrais a Dança e a Luta, mais especificamente, o Maculelê e a Capoeira. As aulas, teóricas e práticas, buscaram aprofundar as origens, saberes e práticas sobre as danças e lutas afro-brasileiras. Acreditamos que ao incorporar essas manifestações culturais nas aulas de Educação Física, os/as educadores/as têm a oportunidade de enriquecer a experiência educacional dos/as estudantes, pois entram em contato com a diversidade cultural, ampliando seus horizontes e valorizando as tradições afro-brasileiras, promovendo a inclusão e o respeito através da valorização das culturas afro-brasileiras e contribuindo para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso. O estudo gerou um recurso educacional, no formato de e-book, que visa contribuir com a transformação da Educação Física em um campo fértil para a valorização cultural e a promoção do antirracismo, atendendo um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a saber: Promoção da Igualdade Étnico-Racial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12899_TB5954_08042025165602.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON MATHEUS LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson_mls@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }