Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MOVIMENTO SOCIAL DOCENTE NO BRASIL E A LUTA CONTRA OS IMPACTOS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca da história do movimento social docente no Brasil, bem como examinar sua atuação na luta contra os impactos neoliberais na educação. A trajetória da história do movimento social docente no Brasil passou por intensas transformações, refletindo as mudanças sociais, políticas e culturais do país ao longo dos séculos, sendo a Igreja Católica a primeira responsável pela educação quando por volta do século XVIII, o ensino das crianças tornou-se lentamente objeto de domínio do estado, e com a promoção da escolarização de todas as crianças ganhando força o estado passa a ser responsável por esta atividade, tendo que regulamentá-la e fiscalizá-la. Trata-se de um estudo realizado em um projeto de pesquisa que tem como objetivo realizar um estudo sobre a história, memória e lições pedagógias da luta do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (SINDIUVA), que faz parte do Grupo de Pesquisas e Estudos Educação, Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Diversidade (GPEEMPODERAR), sediado na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A metodologia aplicada foi uma pesquisa de cunho qualitativa amparada no método histórico-dialético, tratando-se de uma pesquisa exploratória. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo por meio de entrevistas estruturadas. A pesquisa está apoiada nos estudos de Vicentini e Lugli sobre a história da profissão docente no brasil e Pablo Gentili sobre os impactos do neoliberalismo na educação. Concluímos que o conhecimento sobre a história da profissão docente no Brasil e da crise educacional provocada pelo neoliberalismo é fundamental para a análise crítica das políticas educacionais e o processo de sucateamento que a educação passou e vem passando, além de colaborar com a desvalorização do magistério e de políticas educionais que promovam a qualidade do ensino e da formação docente.

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