GEOGRAFIA EM HARMONIA: O USO DE MÚSICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133455 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6087 "inscrito_id" => 1233 "titulo" => "GEOGRAFIA EM HARMONIA: O USO DE MÚSICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS." "resumo" => "O entendimento dos conceitos de Espaço, Paisagem, Lugar e Região é imprescindível para o estudo da Geografia. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo apresentar a música como ferramenta pedagógica em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura e relato de experiência aplicada no Colégio Alternativo, localizado em Prazeres, Pernambuco, com uma turma de 1º ano, uma de 2º ano e uma de 3º ano do Ensino Médio. Com base em estudos que destacam o poder da música para o aprendizado, foi desenvolvida uma abordagem que utiliza diferentes estilos musicais para ilustrar conceitos geográficos, tornando o processo de ensino mais lúdico e significativo. Além disso, essa estratégia valoriza a diversidade cultural brasileira ao explorar os ritmos característicos de diferentes regiões do país. O trabalho foi implementado nessas três turmas e, fundamentado em revisões de literatura, foram elaboradas três metodologias distintas: a apresentação de músicas pelos professores para exemplificar os conceitos, a pesquisa autônoma dos alunos sobre músicas que se relacionassem com os temas estudados e a investigação dos contextos históricos e regionais das canções. Ao final da experiência, foi possível observar que os alunos não apenas ampliaram sua compreensão sobre os conceitos geográficos trabalhados, mas também passaram a atribuir novos sentidos às músicas utilizadas em sala. Canções que antes eram vistas apenas como entretenimento ou expressão artística passaram a ser analisadas de forma crítica e contextualizada. Conclui-se que a utilização da música como recurso pedagógico contribui para a construção de um aprendizado mais dinâmico e conectado com a realidade sociocultural dos alunos. Essa abordagem favorece a interdisciplinaridade, estimula a criatividade e fortalece o vínculo dos estudantes com os conteúdos, promovendo uma educação mais humanizada e sensível às vivências individuais e coletivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1233_TB6087_08042025184901.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSYCA IZABEL ARAÚJO DE LUNA" "autor_nome_curto" => "JESSYCA" "autor_email" => "luna.jessyca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133455 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6087 "inscrito_id" => 1233 "titulo" => "GEOGRAFIA EM HARMONIA: O USO DE MÚSICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS." "resumo" => "O entendimento dos conceitos de Espaço, Paisagem, Lugar e Região é imprescindível para o estudo da Geografia. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo apresentar a música como ferramenta pedagógica em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura e relato de experiência aplicada no Colégio Alternativo, localizado em Prazeres, Pernambuco, com uma turma de 1º ano, uma de 2º ano e uma de 3º ano do Ensino Médio. Com base em estudos que destacam o poder da música para o aprendizado, foi desenvolvida uma abordagem que utiliza diferentes estilos musicais para ilustrar conceitos geográficos, tornando o processo de ensino mais lúdico e significativo. Além disso, essa estratégia valoriza a diversidade cultural brasileira ao explorar os ritmos característicos de diferentes regiões do país. O trabalho foi implementado nessas três turmas e, fundamentado em revisões de literatura, foram elaboradas três metodologias distintas: a apresentação de músicas pelos professores para exemplificar os conceitos, a pesquisa autônoma dos alunos sobre músicas que se relacionassem com os temas estudados e a investigação dos contextos históricos e regionais das canções. Ao final da experiência, foi possível observar que os alunos não apenas ampliaram sua compreensão sobre os conceitos geográficos trabalhados, mas também passaram a atribuir novos sentidos às músicas utilizadas em sala. Canções que antes eram vistas apenas como entretenimento ou expressão artística passaram a ser analisadas de forma crítica e contextualizada. Conclui-se que a utilização da música como recurso pedagógico contribui para a construção de um aprendizado mais dinâmico e conectado com a realidade sociocultural dos alunos. Essa abordagem favorece a interdisciplinaridade, estimula a criatividade e fortalece o vínculo dos estudantes com os conteúdos, promovendo uma educação mais humanizada e sensível às vivências individuais e coletivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1233_TB6087_08042025184901.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSYCA IZABEL ARAÚJO DE LUNA" "autor_nome_curto" => "JESSYCA" "autor_email" => "luna.jessyca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }