Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO GÓTICO LITERÁRIO À TRANSGRESSÃO IMAGÉTICA: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA E MULTILETRADA DE OS PORCOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As transposições de obras literárias para outras artes podem ser descritas como produtos de relações intertextuais, paráfrases, tendo em vista que “bebem” em seu texto-fonte. Entretanto, também se caracterizam como produção, dado que se estruturam com base em interpretações do autor. Nessa perspectiva, no que se refere às histórias em quadrinhos adaptadas de textos literários, teoriza-se que alguns de seus recursos imagéticos possibilitam novas perspectivas que acrescentam às significações da obra-fonte. Dessa forma, considerando o potencial desse objeto para promover leituras imagéticas e críticas (a partir das reacentuações), propõe-se que são adequadas visando os multiletramentos, uma abordagem didática em que há uma multiplicidade tanto em termos de mídia quanto em discursos e significações. Com esse objetivo, a presente pesquisa desenvolveu um estudo comparativo utilizando a transposição do conto Os Porcos, escrito por Júlia Lopes de Almeida e adaptado em quadrinhos por Verônica Berta. Para tanto, foram utilizadas as contribuições teóricas de Soares (2009), e Rojo; Moura (2012), com a teoria dos multiletramentos e letramento na escola. Os textos de Will Eisner (2010) e Alberto Ricardo Pessoa (2016), sobre a narrativa quadrinística, além das proposições de França (2017), Santos (2017) e Williams (1995), a respeito das teorias do gótico feminino. Como resultado, observou-se que obra adaptada, bem como a obra-fonte, apresenta uma ambientação caracteristicamente gótica, que tanto acrescenta ao texto literário, quanto reforça suas significações e, portanto, possibilita uma leitura imagética e sociocrítica no processo de formação de alunos multiletrados.

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