Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCOMITANTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133551
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6216
    "inscrito_id" => 5196
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCOMITANTE"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino, cujo objetivo é oferecer a inserção e finalização da educação básica aos indivíduos que não a concluíram conforme a educação formal. A metodologia empregada difere da educação formal, sendo mais flexível e pensada com base no contexto do discente. Na EJA, comumente, o perfil discente também difere da educação formal, onde em sua maioria os alunos já ingressaram no mercado de trabalho e possuem a responsabilidade pelo sustento financeiro da família, somado a questões de vulnerabilidade socioeconômica. A formação profissional destes estudantes torna-se importante para o aprimoramento e também como percurso para o seguimento para a Educação Superior. Neste âmbito as instituições públicas de ensino exercem um papel importante, oferecendo um espaço onde estes alunos podem iniciar e\u{A0} concluir educação básica, contudo a profissionalização ainda representa um desafio frente a realidade em que os alunos estão inseridos, bem como os diferentes atravessamentos que enfrentam. O presente trabalho busca dissertar sobre os desafios da educação profissional concomitante a EJA. A metodologia foi estruturada como uma revisão narrativa, utilizando com as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, bem como a busca livre em periódicos científicos da área da Educação. As palavras-chave empregadas para busca nas bases de dados foram “Educação e Jovens e Adultos”, “Educação Profissional”, “Metodologias de Ensino”, combinadas pelo operador booleano AND, com\u{A0} pesquisa restrita aos anos 2020-2025. Conforme análise dos artigos científicos selecionados verificou-se a importância da EJA para redução das desigualdades sociais, tendo um papel importante na formação pessoal e profissional do indivíduo, frente a promoção de diferentes oportunidades. Com isso, verificou-se que a formação profissional de qualidade representa um fator importante nesse processo e que deve ser igualmente adaptada à realidade do aluno, de modo a ofertar oportunidades e evitar a evasão escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5196_TB6216_08042025195006.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Suellen Bento"
    "autor_email" => "suellenbento11@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133551
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6216
    "inscrito_id" => 5196
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONCOMITANTE"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino, cujo objetivo é oferecer a inserção e finalização da educação básica aos indivíduos que não a concluíram conforme a educação formal. A metodologia empregada difere da educação formal, sendo mais flexível e pensada com base no contexto do discente. Na EJA, comumente, o perfil discente também difere da educação formal, onde em sua maioria os alunos já ingressaram no mercado de trabalho e possuem a responsabilidade pelo sustento financeiro da família, somado a questões de vulnerabilidade socioeconômica. A formação profissional destes estudantes torna-se importante para o aprimoramento e também como percurso para o seguimento para a Educação Superior. Neste âmbito as instituições públicas de ensino exercem um papel importante, oferecendo um espaço onde estes alunos podem iniciar e\u{A0} concluir educação básica, contudo a profissionalização ainda representa um desafio frente a realidade em que os alunos estão inseridos, bem como os diferentes atravessamentos que enfrentam. O presente trabalho busca dissertar sobre os desafios da educação profissional concomitante a EJA. A metodologia foi estruturada como uma revisão narrativa, utilizando com as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, bem como a busca livre em periódicos científicos da área da Educação. As palavras-chave empregadas para busca nas bases de dados foram “Educação e Jovens e Adultos”, “Educação Profissional”, “Metodologias de Ensino”, combinadas pelo operador booleano AND, com\u{A0} pesquisa restrita aos anos 2020-2025. Conforme análise dos artigos científicos selecionados verificou-se a importância da EJA para redução das desigualdades sociais, tendo um papel importante na formação pessoal e profissional do indivíduo, frente a promoção de diferentes oportunidades. Com isso, verificou-se que a formação profissional de qualidade representa um fator importante nesse processo e que deve ser igualmente adaptada à realidade do aluno, de modo a ofertar oportunidades e evitar a evasão escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5196_TB6216_08042025195006.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN BENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Suellen Bento"
    "autor_email" => "suellenbento11@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) consiste em uma modalidade de ensino, cujo objetivo é oferecer a inserção e finalização da educação básica aos indivíduos que não a concluíram conforme a educação formal. A metodologia empregada difere da educação formal, sendo mais flexível e pensada com base no contexto do discente. Na EJA, comumente, o perfil discente também difere da educação formal, onde em sua maioria os alunos já ingressaram no mercado de trabalho e possuem a responsabilidade pelo sustento financeiro da família, somado a questões de vulnerabilidade socioeconômica. A formação profissional destes estudantes torna-se importante para o aprimoramento e também como percurso para o seguimento para a Educação Superior. Neste âmbito as instituições públicas de ensino exercem um papel importante, oferecendo um espaço onde estes alunos podem iniciar e  concluir educação básica, contudo a profissionalização ainda representa um desafio frente a realidade em que os alunos estão inseridos, bem como os diferentes atravessamentos que enfrentam. O presente trabalho busca dissertar sobre os desafios da educação profissional concomitante a EJA. A metodologia foi estruturada como uma revisão narrativa, utilizando com as bases de dados Scielo e Google Acadêmico, bem como a busca livre em periódicos científicos da área da Educação. As palavras-chave empregadas para busca nas bases de dados foram “Educação e Jovens e Adultos”, “Educação Profissional”, “Metodologias de Ensino”, combinadas pelo operador booleano AND, com  pesquisa restrita aos anos 2020-2025. Conforme análise dos artigos científicos selecionados verificou-se a importância da EJA para redução das desigualdades sociais, tendo um papel importante na formação pessoal e profissional do indivíduo, frente a promoção de diferentes oportunidades. Com isso, verificou-se que a formação profissional de qualidade representa um fator importante nesse processo e que deve ser igualmente adaptada à realidade do aluno, de modo a ofertar oportunidades e evitar a evasão escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.