ENTRE CADERNOS E TELAS: HÁBITOS DE ESTUDO E O USO DO CELULAR ENTRE ESTUDANTES DO COLÉGIO TÉCNICO E BOM JESUS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133558 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6227 "inscrito_id" => 14752 "titulo" => "ENTRE CADERNOS E TELAS: HÁBITOS DE ESTUDO E O USO DO CELULAR ENTRE ESTUDANTES DO COLÉGIO TÉCNICO E BOM JESUS" "resumo" => "A pesquisa realizada com os alunos do Colégio Técnico de Bom Jesus apontou dados relevantes sobre os hábitos de estudo e o papel do celular na rotina dos alunos. Participaram da pesquisa 182 alunos das três séries do ensino médio integrado no ano de 2024, distribuídos em 1ª série (51,6%), 2ª série (26,4%) e 3ª série (22%); sendo 53,3% do Técnico em Agropecuária e 46,7% do Técnico em Informática. Quanto ao perfil sociodemográfico, a maioria dos estudantes é composta por mulheres (59,3%), pardos (61,5%) e católicos (63,2%). Em relação à estrutura familiar, 72,5% moram com os pais e 52,2% recebem algum benefício social. A análise dos dados revelou que 67% dos alunos estudam até 3 horas/semana, enquanto 33% estudam mais de 3 horas. Confrontando o tempo de estudo fora do ambiente escolar e o consumo de conteúdo online, observa-se que o tempo dedicado aos estudos é baixo frente ao tempo de uso do celular (25,8% usam o aparelho mais de 6 horas/dia). Apesar do esforço dedicado aos estudos, pouco mais da metade (51,7%) relatou não possuir ou possuir ocasionalmente local apropriado para estudar em casa, comprometendo a qualidade do aprendizado. O uso predominante de celular (98,4% têm internet em casa) explica a preferência por métodos digitais (vídeos, 78,6%) sobre tradicionais (leitura de livros, 52,7%). A baixa frequência na biblioteca ( 9,9% vão mais de 4 vezes/semana) reforça a dependência de recursos online. Dessa forma, os dados indicam que o celular é central na vida acadêmica dos estudantes, servindo tanto para estudos quanto como fonte de distração. A falta de infraestrutura e a subutilização de espaços e materiais tradicionais revelam o desafio de promover o uso pedagógico e consciente das tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14752_TB6227_08042025195658.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLE XAVIER DIAS" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLE" "autor_email" => "franciellexdias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133558 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6227 "inscrito_id" => 14752 "titulo" => "ENTRE CADERNOS E TELAS: HÁBITOS DE ESTUDO E O USO DO CELULAR ENTRE ESTUDANTES DO COLÉGIO TÉCNICO E BOM JESUS" "resumo" => "A pesquisa realizada com os alunos do Colégio Técnico de Bom Jesus apontou dados relevantes sobre os hábitos de estudo e o papel do celular na rotina dos alunos. Participaram da pesquisa 182 alunos das três séries do ensino médio integrado no ano de 2024, distribuídos em 1ª série (51,6%), 2ª série (26,4%) e 3ª série (22%); sendo 53,3% do Técnico em Agropecuária e 46,7% do Técnico em Informática. Quanto ao perfil sociodemográfico, a maioria dos estudantes é composta por mulheres (59,3%), pardos (61,5%) e católicos (63,2%). Em relação à estrutura familiar, 72,5% moram com os pais e 52,2% recebem algum benefício social. A análise dos dados revelou que 67% dos alunos estudam até 3 horas/semana, enquanto 33% estudam mais de 3 horas. Confrontando o tempo de estudo fora do ambiente escolar e o consumo de conteúdo online, observa-se que o tempo dedicado aos estudos é baixo frente ao tempo de uso do celular (25,8% usam o aparelho mais de 6 horas/dia). Apesar do esforço dedicado aos estudos, pouco mais da metade (51,7%) relatou não possuir ou possuir ocasionalmente local apropriado para estudar em casa, comprometendo a qualidade do aprendizado. O uso predominante de celular (98,4% têm internet em casa) explica a preferência por métodos digitais (vídeos, 78,6%) sobre tradicionais (leitura de livros, 52,7%). A baixa frequência na biblioteca ( 9,9% vão mais de 4 vezes/semana) reforça a dependência de recursos online. Dessa forma, os dados indicam que o celular é central na vida acadêmica dos estudantes, servindo tanto para estudos quanto como fonte de distração. A falta de infraestrutura e a subutilização de espaços e materiais tradicionais revelam o desafio de promover o uso pedagógico e consciente das tecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14752_TB6227_08042025195658.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLE XAVIER DIAS" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLE" "autor_email" => "franciellexdias@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }