Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134847
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8132
    "inscrito_id" => 14149
    "titulo" => "EXPLORANDO AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta um projeto de atividades intitulado “Explorando as Ciências”, desenvolvido em uma Creche Pública Municipal na cidade de Serra Talhada – PE, que atende um público com faixa etária de 0 a 4 anos e 11 meses. Com o objetivo de disseminar para as crianças evidências de fenômenos das ciências, mediante atividades interdisciplinares. Para cumprimento dessa proposta, baseia-se nos objetivos específicos: Destacar os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações que matéria realiza; Apresentar aspectos microscópicos da natureza da ciência, pelo uso de experimentos. Os aspectos que caracterizam a metodológia cientifica, demonstra caráter qualitativo foram: No primeiro momento, a professora usou o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio em uma reação química para encher balões. Marcando aspectos da química, na interpretação infantil os fenômenos químicos são relacionados a aspectos mágicos/lúdicos. No segundo momento, 6 copos com água foram intercalados entre as cores primárias com somente água, e ao juntar em pares água vai migrar de um lado para o outro e nos copos só com água surgem as cores secundárias. Ainda com doces do tipo m&m coloridos e água em um prato formaram um arco íris, a produção de uma lâmpada de lava com uso de óleo, água com corante e aspirina, e finalizando as atividades com um vulcão de argila e uso de uma a mistura de bicarbonato com vinagre para criar uma reação química simulando as lavas do vulcão. Reverberando nos resultados sistematizados oriundos da aplicação, que proporcionou inferência na nessecidade de ensinar ciências como estimulo motivador a aprendizagem, ainda nas fases iniciais, porque as experimentações demonstraram que as crianças fizeram perguntas e observações, mediante o estimulo a curiosidade e o interesse em disciplinas corriqueiramente colocadas como de difícil aprendizagem, mesmo sem saber que os fenomenos estão relacionados a química, física entre outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14149_TB8132_10062025201557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBSON NELSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Me. KLEBSON"
    "autor_email" => "klebson555@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134847
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8132
    "inscrito_id" => 14149
    "titulo" => "EXPLORANDO AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta um projeto de atividades intitulado “Explorando as Ciências”, desenvolvido em uma Creche Pública Municipal na cidade de Serra Talhada – PE, que atende um público com faixa etária de 0 a 4 anos e 11 meses. Com o objetivo de disseminar para as crianças evidências de fenômenos das ciências, mediante atividades interdisciplinares. Para cumprimento dessa proposta, baseia-se nos objetivos específicos: Destacar os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações que matéria realiza; Apresentar aspectos microscópicos da natureza da ciência, pelo uso de experimentos. Os aspectos que caracterizam a metodológia cientifica, demonstra caráter qualitativo foram: No primeiro momento, a professora usou o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio em uma reação química para encher balões. Marcando aspectos da química, na interpretação infantil os fenômenos químicos são relacionados a aspectos mágicos/lúdicos. No segundo momento, 6 copos com água foram intercalados entre as cores primárias com somente água, e ao juntar em pares água vai migrar de um lado para o outro e nos copos só com água surgem as cores secundárias. Ainda com doces do tipo m&m coloridos e água em um prato formaram um arco íris, a produção de uma lâmpada de lava com uso de óleo, água com corante e aspirina, e finalizando as atividades com um vulcão de argila e uso de uma a mistura de bicarbonato com vinagre para criar uma reação química simulando as lavas do vulcão. Reverberando nos resultados sistematizados oriundos da aplicação, que proporcionou inferência na nessecidade de ensinar ciências como estimulo motivador a aprendizagem, ainda nas fases iniciais, porque as experimentações demonstraram que as crianças fizeram perguntas e observações, mediante o estimulo a curiosidade e o interesse em disciplinas corriqueiramente colocadas como de difícil aprendizagem, mesmo sem saber que os fenomenos estão relacionados a química, física entre outras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14149_TB8132_10062025201557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBSON NELSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Me. KLEBSON"
    "autor_email" => "klebson555@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa apresenta um projeto de atividades intitulado “Explorando as Ciências”, desenvolvido em uma Creche Pública Municipal na cidade de Serra Talhada – PE, que atende um público com faixa etária de 0 a 4 anos e 11 meses. Com o objetivo de disseminar para as crianças evidências de fenômenos das ciências, mediante atividades interdisciplinares. Para cumprimento dessa proposta, baseia-se nos objetivos específicos: Destacar os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações que matéria realiza; Apresentar aspectos microscópicos da natureza da ciência, pelo uso de experimentos. Os aspectos que caracterizam a metodológia cientifica, demonstra caráter qualitativo foram: No primeiro momento, a professora usou o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio em uma reação química para encher balões. Marcando aspectos da química, na interpretação infantil os fenômenos químicos são relacionados a aspectos mágicos/lúdicos. No segundo momento, 6 copos com água foram intercalados entre as cores primárias com somente água, e ao juntar em pares água vai migrar de um lado para o outro e nos copos só com água surgem as cores secundárias. Ainda com doces do tipo m&m coloridos e água em um prato formaram um arco íris, a produção de uma lâmpada de lava com uso de óleo, água com corante e aspirina, e finalizando as atividades com um vulcão de argila e uso de uma a mistura de bicarbonato com vinagre para criar uma reação química simulando as lavas do vulcão. Reverberando nos resultados sistematizados oriundos da aplicação, que proporcionou inferência na nessecidade de ensinar ciências como estimulo motivador a aprendizagem, ainda nas fases iniciais, porque as experimentações demonstraram que as crianças fizeram perguntas e observações, mediante o estimulo a curiosidade e o interesse em disciplinas corriqueiramente colocadas como de difícil aprendizagem, mesmo sem saber que os fenomenos estão relacionados a química, física entre outras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.