“PIQUENIQUE LITERÁRIO”: EXPERIÊNCIAS DE NUTRIÇÃO ENTRE O “CORPO E A ALMA” ATRAVÉS DO PROGRAMA COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6309 "inscrito_id" => 14628 "titulo" => "“PIQUENIQUE LITERÁRIO”: EXPERIÊNCIAS DE NUTRIÇÃO ENTRE O “CORPO E A ALMA” ATRAVÉS DO PROGRAMA COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA" "resumo" => "Este resumo nasce das ações realizadas no âmbito de um projeto pedagógico intitulado: “Piquenique literário”, vivenciado com 05 (cinco) turmas de ducação infantil, entre creche e pré-escola de uma Creche pública do municipo de lagoa do Carro-PE. Como objetivo geral buscamos refletir sobre estratégias de mediação de leitura e contação de histórias atrvés do sentimento de “nutrir o corpo com as frutas e a alma com a literatura”. Com isso foi oportunizado as crianças caminhar entre a integração do crescimento físico e cognitivo, além de aproximá-las do contexto da natureza e dos elementos que a compõe, além disso a movência deste projeto, foi impulsionada pelas formadoras municipais do programa Compromisso Nacional Criança alfabetizada, essa política pública promove formações aos professores de Educação Infantil da rede pública e tem como um de seus objetivos apresentar contextos estratégicos de mediações de leitura e contações de histórias no chão da escola. Apresentamos como embasamento teórico os seguintes autores: Machado (2005), Patrini (2005), Matos (2009), dentre outros que tratam sobre as potencialidades da arte da palavra e sua movência no trato com as infâncias. Por fim, através das estratégias vivenciadas, concluímos que o ato de ler e contar histórias na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento integral das crianças, ampliando seus repertórios imaginativos e aproximando-os de conversas e contextos que são próprios da vida, além de fortalecerem o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, trazendo protagonismo para esta política em âmbito regional e nacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14628_TB6309_08042025203610.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fmlflima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6309 "inscrito_id" => 14628 "titulo" => "“PIQUENIQUE LITERÁRIO”: EXPERIÊNCIAS DE NUTRIÇÃO ENTRE O “CORPO E A ALMA” ATRAVÉS DO PROGRAMA COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA" "resumo" => "Este resumo nasce das ações realizadas no âmbito de um projeto pedagógico intitulado: “Piquenique literário”, vivenciado com 05 (cinco) turmas de ducação infantil, entre creche e pré-escola de uma Creche pública do municipo de lagoa do Carro-PE. Como objetivo geral buscamos refletir sobre estratégias de mediação de leitura e contação de histórias atrvés do sentimento de “nutrir o corpo com as frutas e a alma com a literatura”. Com isso foi oportunizado as crianças caminhar entre a integração do crescimento físico e cognitivo, além de aproximá-las do contexto da natureza e dos elementos que a compõe, além disso a movência deste projeto, foi impulsionada pelas formadoras municipais do programa Compromisso Nacional Criança alfabetizada, essa política pública promove formações aos professores de Educação Infantil da rede pública e tem como um de seus objetivos apresentar contextos estratégicos de mediações de leitura e contações de histórias no chão da escola. Apresentamos como embasamento teórico os seguintes autores: Machado (2005), Patrini (2005), Matos (2009), dentre outros que tratam sobre as potencialidades da arte da palavra e sua movência no trato com as infâncias. Por fim, através das estratégias vivenciadas, concluímos que o ato de ler e contar histórias na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento integral das crianças, ampliando seus repertórios imaginativos e aproximando-os de conversas e contextos que são próprios da vida, além de fortalecerem o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, trazendo protagonismo para esta política em âmbito regional e nacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14628_TB6309_08042025203610.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fmlflima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }