Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER, DEBATER E REFLETIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PENSO LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133628
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6325
    "inscrito_id" => 15009
    "titulo" => "LER, DEBATER E REFLETIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PENSO LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE"
    "resumo" => "Uma pesquisa nacional demonstrou que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Considerando esta realidade este é um relato de experiência do Projeto PENSO Leitura vinculado ao PET Nutrição, o qual é integrado ao Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que se configura como um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campi Cuité. Semanalmente é realizado um encontro de forma híbrida (presencial e on-line) para que seja realizada leitura coletiva de um livro, o qual é projetado em tela para proporcionar a todos os participantes o acesso ao texto. A divulgação dos encontros é realizada pelos alunos da graduação que integram o Núcleo PENSO através da plataforma digital do Instagram, sendo realizada através do compartilhamento de publicações. O Projeto teve início em outubro de 2024 e até março de 2025 já foram lidos 3 livros de forma coletiva: “Como ser um educador antirracista”, “O avesso da pele” e “Sejamos todos feministas”. A escolha dos títulos se deu pelas temáticas que o projeto propõe dialogar: racismo, feminismo, homofobia, misoginia entre outros assuntos que de forma hegemônica não estão presentes na formação de profissionais de saúde. A iniciativa tem se mostrado acertada para ampliar a percepção de mundo dos participantes e trazer ao debate cotidiano elementos interseccionais que impactam diretamente a construção da saúde. São resultados do projeto a construção do hábito de ler, incentivo ao pensamento crítico e ampliação das competências argumentativas e interpretativas. Com isso, o Penso Leitura se consolida como uma medida de educação complementar para estudantes da graduação, profissionais da saúde e público geral, buscando expandir os conhecimentos no público acadêmico e externo, visto que os livros retratam realidades sociais atuais, promovendo ensino, diálogo e reflexão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15009_TB6325_06052025010111.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINE LEITE NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Karoline"
    "autor_email" => "karolpaulino29@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133628
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6325
    "inscrito_id" => 15009
    "titulo" => "LER, DEBATER E REFLETIR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO PENSO LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE"
    "resumo" => "Uma pesquisa nacional demonstrou que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Considerando esta realidade este é um relato de experiência do Projeto PENSO Leitura vinculado ao PET Nutrição, o qual é integrado ao Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que se configura como um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campi Cuité. Semanalmente é realizado um encontro de forma híbrida (presencial e on-line) para que seja realizada leitura coletiva de um livro, o qual é projetado em tela para proporcionar a todos os participantes o acesso ao texto. A divulgação dos encontros é realizada pelos alunos da graduação que integram o Núcleo PENSO através da plataforma digital do Instagram, sendo realizada através do compartilhamento de publicações. O Projeto teve início em outubro de 2024 e até março de 2025 já foram lidos 3 livros de forma coletiva: “Como ser um educador antirracista”, “O avesso da pele” e “Sejamos todos feministas”. A escolha dos títulos se deu pelas temáticas que o projeto propõe dialogar: racismo, feminismo, homofobia, misoginia entre outros assuntos que de forma hegemônica não estão presentes na formação de profissionais de saúde. A iniciativa tem se mostrado acertada para ampliar a percepção de mundo dos participantes e trazer ao debate cotidiano elementos interseccionais que impactam diretamente a construção da saúde. São resultados do projeto a construção do hábito de ler, incentivo ao pensamento crítico e ampliação das competências argumentativas e interpretativas. Com isso, o Penso Leitura se consolida como uma medida de educação complementar para estudantes da graduação, profissionais da saúde e público geral, buscando expandir os conhecimentos no público acadêmico e externo, visto que os livros retratam realidades sociais atuais, promovendo ensino, diálogo e reflexão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID15009_TB6325_06052025010111.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINE LEITE NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Karoline"
    "autor_email" => "karolpaulino29@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Uma pesquisa nacional demonstrou que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Considerando esta realidade este é um relato de experiência do Projeto PENSO Leitura vinculado ao PET Nutrição, o qual é integrado ao Núcleo de Pesquisa e Estudos em Nutrição e Saúde Coletiva (Núcleo PENSO) que se configura como um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campi Cuité. Semanalmente é realizado um encontro de forma híbrida (presencial e on-line) para que seja realizada leitura coletiva de um livro, o qual é projetado em tela para proporcionar a todos os participantes o acesso ao texto. A divulgação dos encontros é realizada pelos alunos da graduação que integram o Núcleo PENSO através da plataforma digital do Instagram, sendo realizada através do compartilhamento de publicações. O Projeto teve início em outubro de 2024 e até março de 2025 já foram lidos 3 livros de forma coletiva: “Como ser um educador antirracista”, “O avesso da pele” e “Sejamos todos feministas”. A escolha dos títulos se deu pelas temáticas que o projeto propõe dialogar: racismo, feminismo, homofobia, misoginia entre outros assuntos que de forma hegemônica não estão presentes na formação de profissionais de saúde. A iniciativa tem se mostrado acertada para ampliar a percepção de mundo dos participantes e trazer ao debate cotidiano elementos interseccionais que impactam diretamente a construção da saúde. São resultados do projeto a construção do hábito de ler, incentivo ao pensamento crítico e ampliação das competências argumentativas e interpretativas. Com isso, o Penso Leitura se consolida como uma medida de educação complementar para estudantes da graduação, profissionais da saúde e público geral, buscando expandir os conhecimentos no público acadêmico e externo, visto que os livros retratam realidades sociais atuais, promovendo ensino, diálogo e reflexão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.