UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESCARTE INADEQUADO DE LIXO ELETRÔNICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6382 "inscrito_id" => 14936 "titulo" => "UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESCARTE INADEQUADO DE LIXO ELETRÔNICO" "resumo" => "O descarte inadequado de lixo eletrônico tem se tornado um desafio crescente, tanto ambiental quanto social, devido ao aumento do consumo de dispositivos eletroeletrônicos e à curta vida útil desses produtos. Este trabalho teve como objetivo promover a sensibilização dos estudantes sobre os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos eletrônicos. A sequência didática investigativa foi realizada com alunos da 2º série do ensino médio da EREF General Abreu e Lima, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O projeto foi estruturado em três momentos principais: levantamento dos conhecimentos prévios, investigação orientada sobre o tema e produção de materiais informativos para a comunidade escolar. A partir da problematização inicial, os estudantes participaram ativamente do processo investigativo, levantando hipóteses, realizando pesquisas e elaborando propostas de intervenção. De acordo com Carvalho (2021), o ensino por investigação favorece a aprendizagem ao valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e promover a participação ativa na construção do saber científico. Além disso, a proposta se alinha à perspectiva de Bender (2014), ao tornar o processo de ensino mais envolvente e conectado a situações reais, incentivando a autonomia dos estudantes e seu compromisso social. Os resultados demonstraram maior engajamento, desenvolvimento do pensamento crítico e fortalecimento das habilidades comunicativas e colaborativas dos alunos. A experiência evidenciou o potencial da escola como espaço de formação para a cidadania e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas e investigativas no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14936_TB6382_08042025210114.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE" "autor_email" => "scris299@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6382 "inscrito_id" => 14936 "titulo" => "UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESCARTE INADEQUADO DE LIXO ELETRÔNICO" "resumo" => "O descarte inadequado de lixo eletrônico tem se tornado um desafio crescente, tanto ambiental quanto social, devido ao aumento do consumo de dispositivos eletroeletrônicos e à curta vida útil desses produtos. Este trabalho teve como objetivo promover a sensibilização dos estudantes sobre os impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos eletrônicos. A sequência didática investigativa foi realizada com alunos da 2º série do ensino médio da EREF General Abreu e Lima, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O projeto foi estruturado em três momentos principais: levantamento dos conhecimentos prévios, investigação orientada sobre o tema e produção de materiais informativos para a comunidade escolar. A partir da problematização inicial, os estudantes participaram ativamente do processo investigativo, levantando hipóteses, realizando pesquisas e elaborando propostas de intervenção. De acordo com Carvalho (2021), o ensino por investigação favorece a aprendizagem ao valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e promover a participação ativa na construção do saber científico. Além disso, a proposta se alinha à perspectiva de Bender (2014), ao tornar o processo de ensino mais envolvente e conectado a situações reais, incentivando a autonomia dos estudantes e seu compromisso social. Os resultados demonstraram maior engajamento, desenvolvimento do pensamento crítico e fortalecimento das habilidades comunicativas e colaborativas dos alunos. A experiência evidenciou o potencial da escola como espaço de formação para a cidadania e a importância de práticas pedagógicas contextualizadas e investigativas no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14936_TB6382_08042025210114.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE" "autor_email" => "scris299@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }