Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PESQUISA-AÇÃO-FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ITAMARI-BA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

.O presente estudo investiga a educação escolar quilombola em Itamari-BA. Foi desenvolvido com o objetivo de analisar o currículo municipal e implementar uma pesquisa-ação-formação para docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista a importância de valorizar a identidade cultural e histórica dos estudantes quilombolas. Apesar da promulgação da lei n. 10.639/2003 e da Resolução nº 8/2012, que orientam as diretrizes para a inclusão da educação quilombola, as políticas educacionais ainda carecem de efetividade, necessitando de ações concretas como a formação de gestores e professores. Para tanto, foram abordados objetivos específicos como a análise de documentos legais relacionados à EJA e à educação quilombola, a identificação de limites e potencialidades dessa educação e a proposta de um programa de formação para educadores. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, considerando a experiência da autora como Coordenadora Pedagógica. Diante disso, verificou-se que a educação oferecida não contempla adequadamente as necessidades dos alunos quilombolas, especialmente em EJA, limitando o fortalecimento de sua identidade cultural. Os resultados apontaram a urgência de reconfigurar o currículo municipal para incluir questões étnico-raciais, evidenciando a necessidade de um comprometimento genuíno dos educadores e gestores. A conclusão reforça que a implementação das diretrizes nacionais é essencial para promover a valorização das comunidades quilombolas, contribuindo para uma educação mais inclusiva e representativa.

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