ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133844 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6615 "inscrito_id" => 4474 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma prática essencial para a formação de novos profissionais da educação, permitindo que estes vivenciem a experiência da docência. Este relato descreve a nossa experiência no estágio curricular da disciplina de Estágio Supervisionado II em Ciências Biológicas para o Ensino Fundamental. O estágio ocorreu entre setembro e novembro de 2024 e foi dividido em três etapas: (1) fundamentação teórica na universidade, (2) observação e (3) participação, ambas as últimas ocorridas na escola. A vivência proporcionada pela inserção no ambiente escolar contribuiu para o aperfeiçoamento profissional e buscou trazer benefícios para a escola pública escolhida para o desenvolvimento das atividades. Este relato foca na fase de observação, com o objetivo de destacar a importância dessa etapa no processo formativo dos futuros professores. A metodologia adotada para a construção deste relato é de caráter descritivo e quantitativo. O estágio supervisionado II ofereceu a oportunidade de refletir sobre o ambiente de trabalho, questionar práticas e ampliar os saberes docentes. Embora tenha enfrentado desafios, a experiência proporcionou uma abordagem inovadora, melhorando nossas habilidades de comunicação e adaptação. Além disso, permitiu uma compreensão mais profunda da dinâmica escolar, revelando áreas de melhoria tanto para os alunos quanto para a prática pedagógica. A reflexão contínua sobre a prática docente é essencial para os graduandos em Ciências Biológicas, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento profissional. O estágio de observação foi um momento fundamental para a construção de conhecimento e para a formação dos futuros educadores. Em conclusão, o estágio supervisionado foi uma experiência enriquecedora que proporcionou uma visão abrangente do ambiente escolar, contribuindo de forma significativa para a formação acadêmica e profissional dos licenciandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4474_TB6615_08042025220626.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAYLLANE MESSIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Kayllane" "autor_email" => "kkayllanesouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133844 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6615 "inscrito_id" => 4474 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio é uma prática essencial para a formação de novos profissionais da educação, permitindo que estes vivenciem a experiência da docência. Este relato descreve a nossa experiência no estágio curricular da disciplina de Estágio Supervisionado II em Ciências Biológicas para o Ensino Fundamental. O estágio ocorreu entre setembro e novembro de 2024 e foi dividido em três etapas: (1) fundamentação teórica na universidade, (2) observação e (3) participação, ambas as últimas ocorridas na escola. A vivência proporcionada pela inserção no ambiente escolar contribuiu para o aperfeiçoamento profissional e buscou trazer benefícios para a escola pública escolhida para o desenvolvimento das atividades. Este relato foca na fase de observação, com o objetivo de destacar a importância dessa etapa no processo formativo dos futuros professores. A metodologia adotada para a construção deste relato é de caráter descritivo e quantitativo. O estágio supervisionado II ofereceu a oportunidade de refletir sobre o ambiente de trabalho, questionar práticas e ampliar os saberes docentes. Embora tenha enfrentado desafios, a experiência proporcionou uma abordagem inovadora, melhorando nossas habilidades de comunicação e adaptação. Além disso, permitiu uma compreensão mais profunda da dinâmica escolar, revelando áreas de melhoria tanto para os alunos quanto para a prática pedagógica. A reflexão contínua sobre a prática docente é essencial para os graduandos em Ciências Biológicas, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento profissional. O estágio de observação foi um momento fundamental para a construção de conhecimento e para a formação dos futuros educadores. Em conclusão, o estágio supervisionado foi uma experiência enriquecedora que proporcionou uma visão abrangente do ambiente escolar, contribuindo de forma significativa para a formação acadêmica e profissional dos licenciandos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4474_TB6615_08042025220626.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAYLLANE MESSIAS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Kayllane" "autor_email" => "kkayllanesouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }