Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ASTROQUÍMICA: COMPREENDENDO O UNIVERSO PELAS LENTES DA QUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto “Astroquímica: compreendendo o universo pelas lentes da Química” foi desenvolvido a fim de promover formação científica enriquecedora a estudantes da rede pública do Amazonas, com ênfase na articulação entre Química e Astronomia. O desenvolvimento da iniciativa foi realizado no laboratório IF Maker do IFAM/CMC. Sua aplicação contou com a participação de quatorze alunos do 1º ano do Ensino Médio da EETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo. Para mediar a abordagem teórica e prática dos conteúdos, foi elaborada uma Sequência Didática Inovadora (SDI) ancorada na Teoria da Transposição Didática de Chevallard (1991), que retrata o processo pelo qual o saber acadêmico é reestruturado como saber didático. A seleção e organização dos conteúdos presentes na SDI foi orientada, principalmente, pelo trabalho de Brito e Massoni (2019), que descreve a história da origem dos elementos químicos no universo. Foram desenvolvidos recursos didáticos voltados à realização de três dinâmicas distintas. A primeira foi uma “caça às constelações”, utilizando o aplicativo SkyView. A segunda envolveu a observação espectroscópica de protótipos de estrelas. Estas foram conduzidas em uma sala escura projetada em formato cúbico com lados de 2m. A sala foi construída com madeira reutilizada e foi revestida por TNT preto. A terceira consistiu em uma observação astronômica utilizando-se um telescópio eletrônico. As atividades objetivaram o reforço e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos demonstraram interesse nos temas abordados (Big Bang, estrelas, elementos químicos e espectroscopia), apresentando um bom engajamento na realização das atividades propostas. Os resultados dos formulários avaliativos aplicados ao final de cada etapa atingiram percentuais de acerto iguais a 90,5%, 92,9%, 71,4% e 83,3% nos respectivos temas supracitados, totalizando uma média de 84,5%. Tais indicadores possibilitam inferir que a metodologia desenvolvida é eficaz para a formação científica, promovendo o aprendizado de saberes relevantes à vida acadêmica e cotidiana.

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