Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE (LE) PARA SURDOS A PARTIR DOS MULTILETRAMENTOS: CONSTRUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM CUIABÁ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Resumo: Neste trabalho apresentamos um recorte de uma pesquisa realizada no ambiente escolar na aula de “Espanhol” e está materializado na dissertação intitulada Multiletramentos na inclusão de alunos surdos em uma escola estadual em Cuiabá: Entre (Ls), estão Eles. O ensino de Língua Espanhola nas escolas de educação básica tem priorizado o uso de textos verbais, sobretudo impressos, com o objetivo de desenvolver competências em leitura e escrita no contexto das práticas sociais. Nesse cenário, a pedagogia dos multiletramentos surge como uma abordagem relevante para a formação de leitores críticos em um ambiente multicultural presente nas instituições escolares. A educação de alunos surdos tem ganhado destaque, evidenciando a necessidade de que as escolas que atendem essa população priorizem práticas pedagógicas inclusivistas que explorem o aspecto visual do multiletramento. Metodologicamente, a investigação adota uma abordagem qualitativa baseada em estudo de caso, fundamentada nas teorias de multiletramento. A construção teórica é sustentada por autores como GNL (2000/2006[1996]), Rojo (2009, 2012, 2013), Street (1984, 1993, 2000, 2003, 2014), Heath (1982), Bakhtin (1997, 2002), Silva (2007), além das pesquisas de Quadros (1997, 2006), Kleiman (1995, 2003, 2010) e Fairclough (2001, 2003), entre outros. A coleta de dados envolveu entrevistas gravadas com os participantes, observação direta e descrição de dois contextos escolares, as respostas foram analisadas sob a perspectiva do ensino inclusivo e dos processos que transitam entre o letramento e o multiletramento. A análise seguiu os princípios de triangulação teórica propostos por Triviños. Os resultados contribuíram para reflexões sobre as práticas pedagógicas voltadas para alunos surdos em salas de aula de Língua Espanhola, além de terem promovido adequações na práxis que favoreceram a inclusão e aprendizagem.

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