FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA PROFISSIONAIS PEDAGOGOS ATUANTES NA POLIVALÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134079 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6927 "inscrito_id" => 15206 "titulo" => "FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA PROFISSIONAIS PEDAGOGOS ATUANTES NA POLIVALÊNCIA" "resumo" => "A responsabilidade do professor polivalente diante do processo de aprendizagem das crianças no Ensino Fundamental, anos iniciais, é bem maior ao observarmos a diversidade de componentes curriculares que este precisa lidar em sala de aula. A partir de pesquisa bibliográfica quanto ao domínio da matemática por professores polivalentes, percebeu-se uma necessidade de estes profissionais buscarem por formações específicas em componentes curriculares como a matemática, para domínio dos objetos de conhecimento, habilidades e competências que a área exige, afim de ser possível estes profissionais atuarem com mais confiança em suas salas de aulas, promovendo assim o letramento matemático das crianças. Com isso, foi proposto pela autora e pesquisadora desde trabalho um curso livre gratuito de matemática com foco em temas fundamentais desta disciplina escolar para professores atuantes ou em formação no curso de pedagogia. Este trabalho trouxe dados oriundos do curso de formação para profissionais pedagogos atuantes na Polivalência. O curso livre foi ofertado por uma instituição privada especializada em ensino, na cidade de Pedro II – Piauí. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva das atividades desenvolvidas durante um período de três meses com os professores cursistas que aceitaram participar da pesquisa. Os dados inferem sobre a formação básica destes profissionais, sua relação pessoal com a matemática, qual abordagem matemática dentro do curso de graduação de pedagogia e quais limitações enfrentadas no processo de ensino dos conteúdos. A importância de estudo e formação matemática para professores corroboram em ensino de qualidade e aumento de possibilidades de aprendizagem pelas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15206_TB6927_08042025233219.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM" "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "docbrucientista@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134079 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6927 "inscrito_id" => 15206 "titulo" => "FORMAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA PROFISSIONAIS PEDAGOGOS ATUANTES NA POLIVALÊNCIA" "resumo" => "A responsabilidade do professor polivalente diante do processo de aprendizagem das crianças no Ensino Fundamental, anos iniciais, é bem maior ao observarmos a diversidade de componentes curriculares que este precisa lidar em sala de aula. A partir de pesquisa bibliográfica quanto ao domínio da matemática por professores polivalentes, percebeu-se uma necessidade de estes profissionais buscarem por formações específicas em componentes curriculares como a matemática, para domínio dos objetos de conhecimento, habilidades e competências que a área exige, afim de ser possível estes profissionais atuarem com mais confiança em suas salas de aulas, promovendo assim o letramento matemático das crianças. Com isso, foi proposto pela autora e pesquisadora desde trabalho um curso livre gratuito de matemática com foco em temas fundamentais desta disciplina escolar para professores atuantes ou em formação no curso de pedagogia. Este trabalho trouxe dados oriundos do curso de formação para profissionais pedagogos atuantes na Polivalência. O curso livre foi ofertado por uma instituição privada especializada em ensino, na cidade de Pedro II – Piauí. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva das atividades desenvolvidas durante um período de três meses com os professores cursistas que aceitaram participar da pesquisa. Os dados inferem sobre a formação básica destes profissionais, sua relação pessoal com a matemática, qual abordagem matemática dentro do curso de graduação de pedagogia e quais limitações enfrentadas no processo de ensino dos conteúdos. A importância de estudo e formação matemática para professores corroboram em ensino de qualidade e aumento de possibilidades de aprendizagem pelas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15206_TB6927_08042025233219.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM" "autor_nome_curto" => "BRUNNA" "autor_email" => "docbrucientista@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }