Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134151
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7041
    "inscrito_id" => 14361
    "titulo" => "O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAZONAS"
    "resumo" => "A investigação em andamento tem como objetivo compreender como têm sido desenvolvidas pesquisas sobre atuação do Pedagogo em espaços de educação não escolar nos cursos de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino, no contexto da pesquisa do estado do Amazonas. As discussões acerca da Pedagogia como ciência da educação tem sido ampliadas e partem do entendimento de que a Pedagogia compõe um domínio específico de conhecimentos produzidos pela investigação da relação entre a teoria e a prática educativa. Pesquisas demonstram o caráter científico da Pedagogia no estudo da prática educativa (Pimenta, 2011; Franco, 2008; Houssaye, 2004; Libâneo, 2000,2001; Severo e Pimenta, 2015; Pimenta, Pinto, Severo, 2020, 2023; Severo, 2023). A metodologia da pesquisa baseia-se numa revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e segue as etapas propostas na Metodologia do Estado do Conhecimento por Morosini(2015, 2021): Bibliografia Anotada, Bibliografia Sistematizada e Bibliografia Categorizada. Os resultados preliminares reforçam que os processos educativos na sociedade contemporânea ampliam o debate sobre a prática pedagógica em diferentes cenários e perspectivas. O conhecimento das práticas educativas das instituições de educação não escolar diante da complexidade e particularidades do contexto amazônico do Estado do Amazonas possibilita a compreensão crítica do contexto educacional amazônico e dos desafios da atuação do pedagogo. O mapeamento da produção acadêmica do tipo Estado do conhecimento sobre a Pedagogia nos espaços de educação não escolar em diferentes realidades educacionais presentes no estado do Amazonas oferece elementos relevantes para a amplitude e divulgação do conhecimento científico na região amazônica, especialmente no conhecimento desses espaços de atuação e da necessidade das instituições formadoras (re)pensarem seus currículos e processos formativos, tendo em vista as exigências educativas do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14361_TB7041_08042025235458.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO SIDNEI DOS SANTOS CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO"
    "autor_email" => "rcampos@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134151
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7041
    "inscrito_id" => 14361
    "titulo" => "O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAZONAS"
    "resumo" => "A investigação em andamento tem como objetivo compreender como têm sido desenvolvidas pesquisas sobre atuação do Pedagogo em espaços de educação não escolar nos cursos de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino, no contexto da pesquisa do estado do Amazonas. As discussões acerca da Pedagogia como ciência da educação tem sido ampliadas e partem do entendimento de que a Pedagogia compõe um domínio específico de conhecimentos produzidos pela investigação da relação entre a teoria e a prática educativa. Pesquisas demonstram o caráter científico da Pedagogia no estudo da prática educativa (Pimenta, 2011; Franco, 2008; Houssaye, 2004; Libâneo, 2000,2001; Severo e Pimenta, 2015; Pimenta, Pinto, Severo, 2020, 2023; Severo, 2023). A metodologia da pesquisa baseia-se numa revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e segue as etapas propostas na Metodologia do Estado do Conhecimento por Morosini(2015, 2021): Bibliografia Anotada, Bibliografia Sistematizada e Bibliografia Categorizada. Os resultados preliminares reforçam que os processos educativos na sociedade contemporânea ampliam o debate sobre a prática pedagógica em diferentes cenários e perspectivas. O conhecimento das práticas educativas das instituições de educação não escolar diante da complexidade e particularidades do contexto amazônico do Estado do Amazonas possibilita a compreensão crítica do contexto educacional amazônico e dos desafios da atuação do pedagogo. O mapeamento da produção acadêmica do tipo Estado do conhecimento sobre a Pedagogia nos espaços de educação não escolar em diferentes realidades educacionais presentes no estado do Amazonas oferece elementos relevantes para a amplitude e divulgação do conhecimento científico na região amazônica, especialmente no conhecimento desses espaços de atuação e da necessidade das instituições formadoras (re)pensarem seus currículos e processos formativos, tendo em vista as exigências educativas do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14361_TB7041_08042025235458.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO SIDNEI DOS SANTOS CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO"
    "autor_email" => "rcampos@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A investigação em andamento tem como objetivo compreender como têm sido desenvolvidas pesquisas sobre atuação do Pedagogo em espaços de educação não escolar nos cursos de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino, no contexto da pesquisa do estado do Amazonas. As discussões acerca da Pedagogia como ciência da educação tem sido ampliadas e partem do entendimento de que a Pedagogia compõe um domínio específico de conhecimentos produzidos pela investigação da relação entre a teoria e a prática educativa. Pesquisas demonstram o caráter científico da Pedagogia no estudo da prática educativa (Pimenta, 2011; Franco, 2008; Houssaye, 2004; Libâneo, 2000,2001; Severo e Pimenta, 2015; Pimenta, Pinto, Severo, 2020, 2023; Severo, 2023). A metodologia da pesquisa baseia-se numa revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e segue as etapas propostas na Metodologia do Estado do Conhecimento por Morosini(2015, 2021): Bibliografia Anotada, Bibliografia Sistematizada e Bibliografia Categorizada. Os resultados preliminares reforçam que os processos educativos na sociedade contemporânea ampliam o debate sobre a prática pedagógica em diferentes cenários e perspectivas. O conhecimento das práticas educativas das instituições de educação não escolar diante da complexidade e particularidades do contexto amazônico do Estado do Amazonas possibilita a compreensão crítica do contexto educacional amazônico e dos desafios da atuação do pedagogo. O mapeamento da produção acadêmica do tipo Estado do conhecimento sobre a Pedagogia nos espaços de educação não escolar em diferentes realidades educacionais presentes no estado do Amazonas oferece elementos relevantes para a amplitude e divulgação do conhecimento científico na região amazônica, especialmente no conhecimento desses espaços de atuação e da necessidade das instituições formadoras (re)pensarem seus currículos e processos formativos, tendo em vista as exigências educativas do mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.