O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAZONAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134151 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7041 "inscrito_id" => 14361 "titulo" => "O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAZONAS" "resumo" => "A investigação em andamento tem como objetivo compreender como têm sido desenvolvidas pesquisas sobre atuação do Pedagogo em espaços de educação não escolar nos cursos de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino, no contexto da pesquisa do estado do Amazonas. As discussões acerca da Pedagogia como ciência da educação tem sido ampliadas e partem do entendimento de que a Pedagogia compõe um domínio específico de conhecimentos produzidos pela investigação da relação entre a teoria e a prática educativa. Pesquisas demonstram o caráter científico da Pedagogia no estudo da prática educativa (Pimenta, 2011; Franco, 2008; Houssaye, 2004; Libâneo, 2000,2001; Severo e Pimenta, 2015; Pimenta, Pinto, Severo, 2020, 2023; Severo, 2023). A metodologia da pesquisa baseia-se numa revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e segue as etapas propostas na Metodologia do Estado do Conhecimento por Morosini(2015, 2021): Bibliografia Anotada, Bibliografia Sistematizada e Bibliografia Categorizada. Os resultados preliminares reforçam que os processos educativos na sociedade contemporânea ampliam o debate sobre a prática pedagógica em diferentes cenários e perspectivas. O conhecimento das práticas educativas das instituições de educação não escolar diante da complexidade e particularidades do contexto amazônico do Estado do Amazonas possibilita a compreensão crítica do contexto educacional amazônico e dos desafios da atuação do pedagogo. O mapeamento da produção acadêmica do tipo Estado do conhecimento sobre a Pedagogia nos espaços de educação não escolar em diferentes realidades educacionais presentes no estado do Amazonas oferece elementos relevantes para a amplitude e divulgação do conhecimento científico na região amazônica, especialmente no conhecimento desses espaços de atuação e da necessidade das instituições formadoras (re)pensarem seus currículos e processos formativos, tendo em vista as exigências educativas do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14361_TB7041_08042025235458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO SIDNEI DOS SANTOS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO" "autor_email" => "rcampos@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134151 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7041 "inscrito_id" => 14361 "titulo" => "O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAZONAS" "resumo" => "A investigação em andamento tem como objetivo compreender como têm sido desenvolvidas pesquisas sobre atuação do Pedagogo em espaços de educação não escolar nos cursos de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação e Ensino, no contexto da pesquisa do estado do Amazonas. As discussões acerca da Pedagogia como ciência da educação tem sido ampliadas e partem do entendimento de que a Pedagogia compõe um domínio específico de conhecimentos produzidos pela investigação da relação entre a teoria e a prática educativa. Pesquisas demonstram o caráter científico da Pedagogia no estudo da prática educativa (Pimenta, 2011; Franco, 2008; Houssaye, 2004; Libâneo, 2000,2001; Severo e Pimenta, 2015; Pimenta, Pinto, Severo, 2020, 2023; Severo, 2023). A metodologia da pesquisa baseia-se numa revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento e segue as etapas propostas na Metodologia do Estado do Conhecimento por Morosini(2015, 2021): Bibliografia Anotada, Bibliografia Sistematizada e Bibliografia Categorizada. Os resultados preliminares reforçam que os processos educativos na sociedade contemporânea ampliam o debate sobre a prática pedagógica em diferentes cenários e perspectivas. O conhecimento das práticas educativas das instituições de educação não escolar diante da complexidade e particularidades do contexto amazônico do Estado do Amazonas possibilita a compreensão crítica do contexto educacional amazônico e dos desafios da atuação do pedagogo. O mapeamento da produção acadêmica do tipo Estado do conhecimento sobre a Pedagogia nos espaços de educação não escolar em diferentes realidades educacionais presentes no estado do Amazonas oferece elementos relevantes para a amplitude e divulgação do conhecimento científico na região amazônica, especialmente no conhecimento desses espaços de atuação e da necessidade das instituições formadoras (re)pensarem seus currículos e processos formativos, tendo em vista as exigências educativas do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14361_TB7041_08042025235458.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO SIDNEI DOS SANTOS CAMPOS" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDO" "autor_email" => "rcampos@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }