Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMBRIOLOGIA EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPETIVOS DEFINITIVOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134156
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7049
    "inscrito_id" => 13743
    "titulo" => "EMBRIOLOGIA EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPETIVOS DEFINITIVOS"
    "resumo" => "Atualmente, a busca por recursos didáticos tem crescido constantemente, especialmente diante da dificuldade cada vez maior de prender a atenção dos alunos em sala de aula. Metodologias ativas vêm ganhando destaque como ferramentas eficazes para promover o aprendizado significativo. Durante a disciplina de Embriologia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi proposta uma Mostra Didática com o objetivo de produzir materiais sobre diferentes métodos contraceptivos. A partir dessa proposta, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um recurso lúdico para o ensino de métodos contraceptivos definitivos. Foi criado um jogo composto por uma roleta e três categorias de cartas: perguntas, bônus/penalidades e missões. As cartas de perguntas apresentam questões de múltipla escolha sobre o tema; as de bônus ou penalidade atribuem ou retiram pontos dos participantes; já as de missão propõem ações criativas relacionadas aos processos reprodutivos, a serem realizadas pelos jogadores (exemplo: mímicas sobre como é feita uma vasectomia). O participante gira a roleta e executa a ação de acordo com a categoria sorteada. Após cada rodada, é feita uma breve explanação sobre o processo abordado. A primeira aplicação ocorreu durante a Mostra Didática, com discentes do curso de Ciências Biológicas da UERN, com excelente aceitação. Durante o evento, o jogo se destacou por despertar curiosidade e promover a participação ativa do público, que se envolveu de forma espontânea e entusiasmada. O material foi idealizado para uso em turmas da educação básica como apoio às aulas de Biologia, possibilitando uma revisão divertida e adaptável a diferentes conteúdos. Diante dos resultados, observa-se que essa ferramenta possui grande potencial nas atividades de ensino, estimulando o engajamento dos estudantes por meio de uma abordagem interativa. Conclui-se que estratégias lúdicas como essa contribuem para a construção do conhecimento biológico e pedagógico, especialmente no ensino de Embriologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13743_TB7049_08042025235638.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LUZIA MORAIS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA LUZIA"
    "autor_email" => "samara20230032479@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134156
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7049
    "inscrito_id" => 13743
    "titulo" => "EMBRIOLOGIA EM JOGO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPETIVOS DEFINITIVOS"
    "resumo" => "Atualmente, a busca por recursos didáticos tem crescido constantemente, especialmente diante da dificuldade cada vez maior de prender a atenção dos alunos em sala de aula. Metodologias ativas vêm ganhando destaque como ferramentas eficazes para promover o aprendizado significativo. Durante a disciplina de Embriologia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi proposta uma Mostra Didática com o objetivo de produzir materiais sobre diferentes métodos contraceptivos. A partir dessa proposta, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um recurso lúdico para o ensino de métodos contraceptivos definitivos. Foi criado um jogo composto por uma roleta e três categorias de cartas: perguntas, bônus/penalidades e missões. As cartas de perguntas apresentam questões de múltipla escolha sobre o tema; as de bônus ou penalidade atribuem ou retiram pontos dos participantes; já as de missão propõem ações criativas relacionadas aos processos reprodutivos, a serem realizadas pelos jogadores (exemplo: mímicas sobre como é feita uma vasectomia). O participante gira a roleta e executa a ação de acordo com a categoria sorteada. Após cada rodada, é feita uma breve explanação sobre o processo abordado. A primeira aplicação ocorreu durante a Mostra Didática, com discentes do curso de Ciências Biológicas da UERN, com excelente aceitação. Durante o evento, o jogo se destacou por despertar curiosidade e promover a participação ativa do público, que se envolveu de forma espontânea e entusiasmada. O material foi idealizado para uso em turmas da educação básica como apoio às aulas de Biologia, possibilitando uma revisão divertida e adaptável a diferentes conteúdos. Diante dos resultados, observa-se que essa ferramenta possui grande potencial nas atividades de ensino, estimulando o engajamento dos estudantes por meio de uma abordagem interativa. Conclui-se que estratégias lúdicas como essa contribuem para a construção do conhecimento biológico e pedagógico, especialmente no ensino de Embriologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13743_TB7049_08042025235638.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA LUZIA MORAIS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA LUZIA"
    "autor_email" => "samara20230032479@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Atualmente, a busca por recursos didáticos tem crescido constantemente, especialmente diante da dificuldade cada vez maior de prender a atenção dos alunos em sala de aula. Metodologias ativas vêm ganhando destaque como ferramentas eficazes para promover o aprendizado significativo. Durante a disciplina de Embriologia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi proposta uma Mostra Didática com o objetivo de produzir materiais sobre diferentes métodos contraceptivos. A partir dessa proposta, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um recurso lúdico para o ensino de métodos contraceptivos definitivos. Foi criado um jogo composto por uma roleta e três categorias de cartas: perguntas, bônus/penalidades e missões. As cartas de perguntas apresentam questões de múltipla escolha sobre o tema; as de bônus ou penalidade atribuem ou retiram pontos dos participantes; já as de missão propõem ações criativas relacionadas aos processos reprodutivos, a serem realizadas pelos jogadores (exemplo: mímicas sobre como é feita uma vasectomia). O participante gira a roleta e executa a ação de acordo com a categoria sorteada. Após cada rodada, é feita uma breve explanação sobre o processo abordado. A primeira aplicação ocorreu durante a Mostra Didática, com discentes do curso de Ciências Biológicas da UERN, com excelente aceitação. Durante o evento, o jogo se destacou por despertar curiosidade e promover a participação ativa do público, que se envolveu de forma espontânea e entusiasmada. O material foi idealizado para uso em turmas da educação básica como apoio às aulas de Biologia, possibilitando uma revisão divertida e adaptável a diferentes conteúdos. Diante dos resultados, observa-se que essa ferramenta possui grande potencial nas atividades de ensino, estimulando o engajamento dos estudantes por meio de uma abordagem interativa. Conclui-se que estratégias lúdicas como essa contribuem para a construção do conhecimento biológico e pedagógico, especialmente no ensino de Embriologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.