IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE E DO ENTORNO ESCOLAR PARA TRANSFORMAÇÃO LOCAL: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ROTARY ALTO DO PASCOAL NA ZONA NORTE DO RECIFE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134177 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7079 "inscrito_id" => 14181 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE E DO ENTORNO ESCOLAR PARA TRANSFORMAÇÃO LOCAL: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ROTARY ALTO DO PASCOAL NA ZONA NORTE DO RECIFE" "resumo" => "A conexão entre escola e comunidade permite que a educação transcenda o espaço da sala de aula e se torne mais relevante e significativa para os estudantes, uma vez que a educação significativa é aquela que se relaciona diretamente com a realidade vivida pelos estudantes, fazendo com que o aprendizado tenha sentido e aplicabilidade em suas vidas cotidianas. Arroyo (2013) afirma que uma educação que desconsidera a vida real dos sujeitos e suas histórias não consegue gerar um processo significativo de aprendizagem, sendo a espaço escolar fundamental para integrar o conhecimento acadêmico com as vivências e os desafios do entorno, promovendo assim formação integral, capaz de preparar o estudante para enfrentar e transformar a realidade em que estão inseridos. A participação da comunidade no processo educativo também favorece a construção de uma educação democrática e inclusiva, pois promove o diálogo entre diferentes saberes e perspectivas, transformando a escola um espaço de escuta e valorização das diferentes vozes que compõem o seu entorno, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados. Gadotti (2003) reitera que a escola que dialoga com a comunidade e valoriza os saberes populares está mais próxima de uma educação emancipadora e transformadora, sendo esse diálogo, por sua vez, amplificador do horizonte dos alunos, permitindo que eles compreendam a diversidade e as complexidades do mundo em que vivem. Desta forma foi estudado de forma qualitativa a influência da banda da Escola Rotary Alto do Pascoal e do time da escola como instrumentos de transformação local, apoio da família e da comunidade, tendo como principal resultado a banda campeã em um campeonato internacional e o time como única escola estadual finalista dos jogos estaduais 2024." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14181_TB7079_09042025000134.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURY SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "IURY" "autor_email" => "iurysousa88@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134177 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7079 "inscrito_id" => 14181 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE E DO ENTORNO ESCOLAR PARA TRANSFORMAÇÃO LOCAL: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ROTARY ALTO DO PASCOAL NA ZONA NORTE DO RECIFE" "resumo" => "A conexão entre escola e comunidade permite que a educação transcenda o espaço da sala de aula e se torne mais relevante e significativa para os estudantes, uma vez que a educação significativa é aquela que se relaciona diretamente com a realidade vivida pelos estudantes, fazendo com que o aprendizado tenha sentido e aplicabilidade em suas vidas cotidianas. Arroyo (2013) afirma que uma educação que desconsidera a vida real dos sujeitos e suas histórias não consegue gerar um processo significativo de aprendizagem, sendo a espaço escolar fundamental para integrar o conhecimento acadêmico com as vivências e os desafios do entorno, promovendo assim formação integral, capaz de preparar o estudante para enfrentar e transformar a realidade em que estão inseridos. A participação da comunidade no processo educativo também favorece a construção de uma educação democrática e inclusiva, pois promove o diálogo entre diferentes saberes e perspectivas, transformando a escola um espaço de escuta e valorização das diferentes vozes que compõem o seu entorno, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados. Gadotti (2003) reitera que a escola que dialoga com a comunidade e valoriza os saberes populares está mais próxima de uma educação emancipadora e transformadora, sendo esse diálogo, por sua vez, amplificador do horizonte dos alunos, permitindo que eles compreendam a diversidade e as complexidades do mundo em que vivem. Desta forma foi estudado de forma qualitativa a influência da banda da Escola Rotary Alto do Pascoal e do time da escola como instrumentos de transformação local, apoio da família e da comunidade, tendo como principal resultado a banda campeã em um campeonato internacional e o time como única escola estadual finalista dos jogos estaduais 2024." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14181_TB7079_09042025000134.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURY SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "IURY" "autor_email" => "iurysousa88@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }