FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDO COLETIVO NO ESPAÇO ESCOLAR NO ÂMBITO DO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134211 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7129 "inscrito_id" => 15442 "titulo" => "FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDO COLETIVO NO ESPAÇO ESCOLAR NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "A formação docente é essencial para fundamentar a prática, quando se trata da formação inicial é preciso estar atento aos conhecimentos e saberes necessários à prática docente. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID é uma possibilidade de oportunizar vivências e estudos que podem contribuir para formação e construção da profissionalidade docente. Dessa maneira, essa investigação tem como objetivo apresentar reflexões sobre experiências de estudo de formação mediado pela supervisão do PIBID em uma escola municipal de Fortaleza-CE. Para tanto, foi realizada, a partir da abordagem qualitativa, uma revisão bibliográfica acerca dos temas sobre formação e prática docente e suas relações, a qual foi fundamentada a partir dos estudos de Paulo Freire, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Francisco Imbernón, entre outros. Bem como realizamos um estudo de formação com os bolsistas do PIBID, o qual foram registrados suas reflexões sobre os saberes necessários à prática docente, mediante o estudo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. Os resultados demonstraram reflexões significativas realizadas pelos bolsistas do PIBID vinculados ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará-UECE, trazendo suas considerações sobre quais saberes são mais relevantes para o desenvolvimento de sua formação e construção da prática docente. Em suma, a construção da prática docente deve envolver múltiplas ações como a identidade docente, experiência e formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15442_TB7129_11042025123648.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAJLA ALMEIDA MARQUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "NAJLA" "autor_email" => "najlaalmeida.1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134211 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7129 "inscrito_id" => 15442 "titulo" => "FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDO COLETIVO NO ESPAÇO ESCOLAR NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "A formação docente é essencial para fundamentar a prática, quando se trata da formação inicial é preciso estar atento aos conhecimentos e saberes necessários à prática docente. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID é uma possibilidade de oportunizar vivências e estudos que podem contribuir para formação e construção da profissionalidade docente. Dessa maneira, essa investigação tem como objetivo apresentar reflexões sobre experiências de estudo de formação mediado pela supervisão do PIBID em uma escola municipal de Fortaleza-CE. Para tanto, foi realizada, a partir da abordagem qualitativa, uma revisão bibliográfica acerca dos temas sobre formação e prática docente e suas relações, a qual foi fundamentada a partir dos estudos de Paulo Freire, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta, Francisco Imbernón, entre outros. Bem como realizamos um estudo de formação com os bolsistas do PIBID, o qual foram registrados suas reflexões sobre os saberes necessários à prática docente, mediante o estudo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. Os resultados demonstraram reflexões significativas realizadas pelos bolsistas do PIBID vinculados ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará-UECE, trazendo suas considerações sobre quais saberes são mais relevantes para o desenvolvimento de sua formação e construção da prática docente. Em suma, a construção da prática docente deve envolver múltiplas ações como a identidade docente, experiência e formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15442_TB7129_11042025123648.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAJLA ALMEIDA MARQUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "NAJLA" "autor_email" => "najlaalmeida.1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }