O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA ESTUDANTES SURDOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134405 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7441 "inscrito_id" => 16340 "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA ESTUDANTES SURDOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O uso da Inteligência Artificial (IA) na educação tem ganhado destaque pela sua capacidade de personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades individuais dos estudantes. No contexto dos estudantes surdos, a IA surge como uma ferramenta promissora para superar barreiras de comunicação e promover a inclusão educacional. Este estudo, de caráter exploratório e qualitativo, visa a explorar as potencialidades e desafios da implementação de tecnologias baseadas em IA na personalização do ensino para surdos. A IA pode contribuir significativamente para a adaptação de conteúdos didáticos por meio da criação de vídeos, materiais didáticos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades dos estudantes surdos, proporcionando uma abordagem mais inclusiva e acessível. Esses recursos podem incluir vídeos explicativos com Libras (Língua Brasileira de Sinais), materiais com legendas e transcrições, além de ferramentas de aprendizado interativo que se ajustam ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Contudo, a utilização de IA nesse contexto também apresenta desafios, como a falta de capacitação de educadores para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, a resistência a mudanças tecnológicas nas escolas e a garantia de acessibilidade tecnológica para todos os alunos. Além disso, questões relacionadas à qualidade e à precisão dos materiais adaptados, como erros nas traduções automáticas ou na criação de conteúdo, também representam obstáculos importantes. Segundo Silva (2020), a implementação de tecnologias assistivas, como a IA, é fundamental para garantir a equidade no acesso à educação para estudantes surdos. A metodologia adotada será uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de analisar artigos, livros e outras publicações acadêmicas relevantes que discutem o uso da IA no ensino de surdos. A pesquisa buscará identificar as potencialidades e desafios do uso da IA, além de fornecer uma visão aprofundada das implicações dessa tecnologia na personalização do ensino para esse público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16340_TB7441_03052025224229.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID ALEX SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVID ALEX" "autor_email" => "alex.david2014@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134405 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7441 "inscrito_id" => 16340 "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA ESTUDANTES SURDOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O uso da Inteligência Artificial (IA) na educação tem ganhado destaque pela sua capacidade de personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades individuais dos estudantes. No contexto dos estudantes surdos, a IA surge como uma ferramenta promissora para superar barreiras de comunicação e promover a inclusão educacional. Este estudo, de caráter exploratório e qualitativo, visa a explorar as potencialidades e desafios da implementação de tecnologias baseadas em IA na personalização do ensino para surdos. A IA pode contribuir significativamente para a adaptação de conteúdos didáticos por meio da criação de vídeos, materiais didáticos e recursos pedagógicos adaptados às necessidades dos estudantes surdos, proporcionando uma abordagem mais inclusiva e acessível. Esses recursos podem incluir vídeos explicativos com Libras (Língua Brasileira de Sinais), materiais com legendas e transcrições, além de ferramentas de aprendizado interativo que se ajustam ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Contudo, a utilização de IA nesse contexto também apresenta desafios, como a falta de capacitação de educadores para utilizar essas ferramentas de forma eficaz, a resistência a mudanças tecnológicas nas escolas e a garantia de acessibilidade tecnológica para todos os alunos. Além disso, questões relacionadas à qualidade e à precisão dos materiais adaptados, como erros nas traduções automáticas ou na criação de conteúdo, também representam obstáculos importantes. Segundo Silva (2020), a implementação de tecnologias assistivas, como a IA, é fundamental para garantir a equidade no acesso à educação para estudantes surdos. A metodologia adotada será uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de analisar artigos, livros e outras publicações acadêmicas relevantes que discutem o uso da IA no ensino de surdos. A pesquisa buscará identificar as potencialidades e desafios do uso da IA, além de fornecer uma visão aprofundada das implicações dessa tecnologia na personalização do ensino para esse público." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID16340_TB7441_03052025224229.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID ALEX SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVID ALEX" "autor_email" => "alex.david2014@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }