Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO LEITURA NEGRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL LUIZ LEITE BRINGEL – JARDIM (CE)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente projeto tem como objetivo apresentar a leitura e o conhecimento da literatura produzida por autoras negras nas turmas de ensino fundamental II da Escola de Tempo Integral Luiz Leite Bringel, Jardim-CE. A literatura negra desafia as representações negativas e estereotipadas da população negra na sociedade, enfatizando a riqueza e a diversidade da comunidade negra. Apresentar obras de autoras negras nos sistemas educacionais no Brasil contribui para minimizar a discriminação racial, o preconceito, mas, acima de tudo, valorizar a cultura afrodescendente na educação brasileira. A promulgação da Lei nº 10.639/03 foi uma medida de ação afirmativa que insere nos currículos da educação brasileira a História e Cultura Afro-brasileira. As leituras em análise são de autoria de: Chimamanda Adichie, Bárbara Carini, Djamila Ribeiro e Nilma Lino Gomes que focalizam as práticas de educação antirracista no ambiente educacional. Os procedimentos metodológicos adotados foram: leitura em sala de aula de livros de literatura infantil da escritora Lavínia Rocha cujas obras permitem aos alunos a colaboração do conhecimento de suas próprias histórias e culturas, construindo suas identidades de forma positiva e afirmativa, além de possibilitar que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico sobre o racismo e outras formas de discriminação, a fim de superá-los. Após a sistematização da leitura dos livros os alunos produziram desenhos que representam a história contada. Esses desenhos foram expostos em mural da escola e apresentados pelos alunos. A leitura das obras de autoras negras na sala de aula contribui para a construção de uma sociedade menos preconceituosa e colabora no combate de discursos e atitudes que invisibilizam e segregam pessoas negras. Portanto, a atividade buscou reforçar a representatividade negra em sala de aula, através da literatura, provocando reflexões, debate e favorecendo o reconhecimento da diversidade que marca a sociedade brasileira.

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