LABORATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE PRÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFROCENTRADAS: VINTE ANOS DA LEI 10.639/2003 E A LUTA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ESTADO DO RJ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134478 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7557 "inscrito_id" => 16210 "titulo" => "LABORATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE PRÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFROCENTRADAS: VINTE ANOS DA LEI 10.639/2003 E A LUTA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ESTADO DO RJ" "resumo" => "O presente texto faz parte do projeto de pesquisa que tem como foco analisar o processo de produção de conhecimento e implementação de políticas públicas a partir da Lei Federal 10.639/2003. A referida Lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Atualmente, não são raros os debates que abordam as temáticas raciais nos diversos espaços educativos emergindo como gritos de uma população que historicamente foi produzida como inexistente nos livros didáticos e paradidáticos, nos programas das disciplinas, Assim, a pesquisa parte de uma pergunta central: Todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro colocaram em prática o que determina a Lei? Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como foco fazer uma investigação sobre o processo de políticas criadas, ou não, nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro para compreender os efeitos, as práticas e as políticas voltadas para a discussão de uma educação antirracista. Metodologicamente, pauta-se na fronteira entre educac?a?o e relações étnico-raciais de cunho qualitativo conforme disposto em Gil e Lima (2002) e Mioto (2007), utilizando-se materiais didáticos, levantamento bibliográfico e análise documental de políticas antirracistas produzidas nos municípios do Estado do Rio de Janeiro para apreensão da realidade social. As constelações teóricas e metodológicas são formadas a partir de (re)pensar e os estudos teóricos e epistemológicos afrocentrados e as políticas antirracistas produzidas por esses municípios. Espera-se que ao longo da pesquisa se possa produzir conhecimentos acadêmicos no campo das poli?ticas educacionais e contribuindo com o desenvolvimento de novas pesquisas de estudantes e do antirrascismo social, da educação e da cidadania." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16210_TB7557_29042025162540.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "allancr@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134478 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7557 "inscrito_id" => 16210 "titulo" => "LABORATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE PRÁTICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS AFROCENTRADAS: VINTE ANOS DA LEI 10.639/2003 E A LUTA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ESTADO DO RJ" "resumo" => "O presente texto faz parte do projeto de pesquisa que tem como foco analisar o processo de produção de conhecimento e implementação de políticas públicas a partir da Lei Federal 10.639/2003. A referida Lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Atualmente, não são raros os debates que abordam as temáticas raciais nos diversos espaços educativos emergindo como gritos de uma população que historicamente foi produzida como inexistente nos livros didáticos e paradidáticos, nos programas das disciplinas, Assim, a pesquisa parte de uma pergunta central: Todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro colocaram em prática o que determina a Lei? Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como foco fazer uma investigação sobre o processo de políticas criadas, ou não, nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro para compreender os efeitos, as práticas e as políticas voltadas para a discussão de uma educação antirracista. Metodologicamente, pauta-se na fronteira entre educac?a?o e relações étnico-raciais de cunho qualitativo conforme disposto em Gil e Lima (2002) e Mioto (2007), utilizando-se materiais didáticos, levantamento bibliográfico e análise documental de políticas antirracistas produzidas nos municípios do Estado do Rio de Janeiro para apreensão da realidade social. As constelações teóricas e metodológicas são formadas a partir de (re)pensar e os estudos teóricos e epistemológicos afrocentrados e as políticas antirracistas produzidas por esses municípios. Espera-se que ao longo da pesquisa se possa produzir conhecimentos acadêmicos no campo das poli?ticas educacionais e contribuindo com o desenvolvimento de novas pesquisas de estudantes e do antirrascismo social, da educação e da cidadania." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16210_TB7557_29042025162540.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "allancr@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }